Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Implementação da Gestão Estratégica numa Empresa Comercial em Angola

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Maria_Ferraz.pdfDissertação1.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação de mestrado tem como propósito implementar a gestão estratégica, com o auxílio da metodologia Balanced Scorecard numa empresa situada em Angola. Demonstrar através da metodologia BSC a importância e contributos da gestão estratégica na otimização do desempenho das empresas angolanas. Nos últimos anos Angola tem demonstrado um crescimento económico bastante atrativo, constituindo- se atualmente como polo de maior concentração e atração de investimentos no continente africano. As últimas décadas apresentam grandes desafios para a gestão das organizações em geral. A maioria das pequenas e médias empresas apenas tem como objetivo o lucro e em muitos países como é o caso de Angola, são poucas as organizações que já possuem uma ferramenta de gestão estratégica baseada no BSC. As PME empresas carecem de uma ferramenta e medidas de avaliação e comunicação de resultados organizacionais, a fim de maximizar o seu valor para a sociedade e gerir com êxito as expetativas e as perceções dos seus stakeholders. Com o projeto buscou- se ajudar a organização, a fim de que, no futuro, a mesma possa utilizar a gestão estratégica como um sistema de apoio a gestão, e com isso melhorar o seu desempenho. É sugerido o Balanced Scorecard como modelo de medição de desempenho, como apoio a gestão da organização. O Balanced Scorecard defende a gestão baseada em processos de gerenciamento do desempenho, ao qual insere estratégias nítidas. Os processos centrados na estratégia são as únicas fontes de vantagem competitiva para as empresas.

Description

Keywords

Balanced Scorecard Desempenho Pequenas e Médias Empresas Gestão Estratégica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License