Publication
A banda pop em sala de aula: uma proposta de metodologia em educação musical
dc.contributor.author | Xavier, Carlos Barreto | |
dc.date.accessioned | 2014-03-24T13:22:14Z | |
dc.date.available | 2014-03-24T13:22:14Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Trata-se de um artigo sobre um projecto de integração da música ligeira em sala de aula, utilizando uma metodologia em torno das bandas pop, que tem sido desen-volvida em escolas do ensino básico e na formação de professores de educação musical na Escola Superior de Educação de Setúbal. Através desta metodologia de agrupamento musical, os alunos desenvolvem com-petências nos campos de audição, interpretação, execução e composição musical impulsionando o crescimento de um pensamento musical crítico e estruturado alicerçado no conhecimento diferenciado, na mobilidade mental e na destreza física. A participação no agrupamento musical é, portanto, motor de desenvolvi-mento das relações com a música, com os outros e consigo próprio, contribuindo para a formação de uma personalidade artística. As bandas pop em sala de aula manifestam algumas semelhanças com as bandas de garagem. Sobressaem artisti-camente na comunidade escolar, apresentam uma forte motivação nos ensaios e espectáculos, intervém na escola com o reconhecimento da comunidade académica como lideres de opinião. Estão identificados, entre outros, projectos desenvolvidos nas escolas EB2 de Lagos, EB2 da Sobreda, St. Peter’s School em Palmela e Colégio Laura Vicunha em Vendas Novas. Em qualquer destas instituições, são relatados efeitos que, supostamente, a participação das crianças e adolescentes em bandas pop tem tido na sua personalidade e na sua estabilidade educativa. Sumariamente, existe uma expectativa que estes projectos de execução musical proporcionem o desenvolvimento de competências diversificadas que possam contribuir para o sucesso educativo geral, tais como disciplina, rigor, método, coordenação, auto-estima, respeito pelos outros, confiança, capacidades comuni-cacionais e relacionais. | por |
dc.description.abstract | "Pop band in the classroom" is a project of integration of light music in the class-room, using a methodology around the pop band, which has been developed in primary schools and training teachers of music education in School of Education of Setúbal. Through this method of musical group, the students develop skills in the fields of hearing, interpretation, performance and musical composition driving the growth of a musical thought critical and structured based on knowledge differential, mo-bility and mental dexterity physics. Participation in the musical group is, therefore, engine of development of relations with music with others and with itself, contri-buting for the formation of an artistic personality. The pop bands in the classroom reveal some similarities with the garage bands. Out artistically in the school com-munity have a strong motivation in trials and shows, spoke in school with the recognition of the academic community as leaders of opinion. Are identified, among others, projects EB2 developed in schools in Lagos, the EB2 Sobreda, St. Peter's College School in Palmela and Laura Vicunha Vendas Novas. In any of these institutions are reported effects that, supposedly, the involvement of children and adolescents in pop bands have had in their perso-nality and stability in their education. Briefly, there is an expectation that this project implementation of the development of music offering diverse skills that can contribute to the success general education such as discipline, rigor, method, coordination, self-esteem, respect for others, confidence, communication skills and relational. | en |
dc.identifier.issn | 1647-3078 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/6128 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | en |
dc.publisher | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal | por |
dc.relation.publisherversion | http://mediacoes.ese.ips.pt/ | por |
dc.title | A banda pop em sala de aula: uma proposta de metodologia em educação musical | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | por |
oaire.citation.endPage | 59 | por |
oaire.citation.startPage | 43 | por |
oaire.citation.title | Medi@ções: Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | por |
oaire.citation.volume | 1, nº 1 | por |
person.familyName | Barreto Xavier | |
person.givenName | Carlos Rozendo | |
person.identifier.ciencia-id | E115-18D2-99FF | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | article | en |
relation.isAuthorOfPublication | 371a997c-1a97-4e26-aa5b-0ae059744db7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 371a997c-1a97-4e26-aa5b-0ae059744db7 |