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O projeto inTRAIN, seus objetivos e principais resultados
dc.contributor.author | Cristovao, Claudia | |
dc.contributor.author | Mimoso, Pedro | |
dc.contributor.author | Correia, Nuno | |
dc.date.accessioned | 2015-09-14T10:53:00Z | |
dc.date.available | 2015-09-14T10:53:00Z | |
dc.date.issued | 2015-07-31 | |
dc.description | Relatorio final da atividade do INEGI no projeto inTRAIN. | por |
dc.description.abstract | O projeto inTRAIN foi um projeto de Investigação e Desenvolvimento de componentes para interiores ferroviários que teve como principal objetivo encontrar soluções inovadoras, desenvolvidas pela indústria nacional, para os interiores de comboios suburbanos focada na integração de materiais e tecnologias eco-eficientes, user-friendly e com design inovador. O inTRAIN contou com financiamento do QREN, no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade - COMPETE, e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Este projeto foi promovido por um consórcio de empresas constituído pela SETsa; Active Space Technologies; Almadesign; INEGI; ISQ; Optimal Structural Solutions; e Spin.Works. Contou também com o apoio da EMEF e das empresas ERT, FORBO e CLIMAR. | por |
dc.description.abstract | O projeto inTRAIN - Investigação e Desenvolvimento de Componentes para Interiores Ferroviários, que se encontra em fase de conclusão, desenvolveu e integrou todo o interior de um comboio suburbano numa mockup à escala real, para validação das soluções desenvolvidas, demonstrador do know-how e das capacidades tecnológicas dos consorciados, no sector ferroviário. A criação de sinergias de trabalho entre as empresas participantes – collaborative work – permite um enorme potencial de spin-offs para projectos decorrentes do conceito desenvolvido. O principal objetivo do inTRAIN é a concepção de um interior ferroviário para um comboio suburbano, focada na integração de materiais e tecnologias eco eficientes, user-friendly e com Design inovador. Formalmente o interior da carruagem caracteriza-se por uma linguagem emotiva e fluida, inspirada nas formas orgânicas da natureza. O tecto apresenta uma artéria central integradora dos sistemas de iluminação baseado num conceito LED RGB que permite alterar a intensidade e cor da luz proporcionando diversos ambientes em função de variáveis como a luz natural, as condições climatéricas e a estação do ano, integra também o sistema de som e de distribuição de ar que se ramifica para os pilares das portas constituindo assim um pórtico de entrada. O projeto aposta na utilização de materiais compósitos certificados para o fogo M2/F2 e em estruturas modulares com vista à fácil acessibilidade à estrutura primária da carruagem e consequentemente à sua fácil manutenção e substituição, tendo também como objectivo a leveza da solução final. A principal inovação respeitante ao desenvolvimento dos bancos refere-se ao projeto/implementação de uma estrutura cantilever em compósito. No âmbito de sistemas de infotainment e som, foi desenvolvido um esboço inicial da interface visual, que transmite informações com várias características. Esta inferface será feita por painéis com ecrãs TFT e irá integrar o sistema de som, de forma a permitir transmitir diversos conteúdos audiovisuais. O inTRAIN é um projeto integrador de custo e risco controlados com a possibilidade de retorno para alavancar outros projectos e investimentos. O projecto tem também como objectivo introduzir melh... | por |
dc.description.sponsorship | inTRAIN | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/9777 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | INEGI | por |
dc.title | O projeto inTRAIN, seus objetivos e principais resultados | por |
dc.type | report | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | report | por |