Repository logo
 
Publication

Conceptualização e coerência curricular em educação científica: uma proposta de intervenção pedagógica

dc.contributor.authorMorais, Ana Maria
dc.contributor.authorNeves, Isabel Pestana
dc.contributor.authorFerreira, Sílvia
dc.contributor.authorAfonso, Margarida
dc.contributor.authorSilva, Preciosa
dc.date.accessioned2022-05-25T10:28:01Z
dc.date.available2022-05-25T10:28:01Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica sustentada em fundamentos teóricos e empíricos que permitem defender uma educação científica conceptualmente exigente, para todos os alunos e aos vários níveis de escolaridade. Argumenta-se que o nível de conceptualização e de coerência curricular de conhecimentos e de capacidades cognitivas deve ser central em currículos e práticas pedagógicas. Argumenta-se também que a relação intradisciplinar, conjuntamente com a exploração de conhecimentos e de capacidades de nível complexo, eleva o nível de exigência conceptual da aprendizagem científica e promove um ensino que considera a estrutura hierárquica característica do conhecimento científico. A proposta de intervenção pedagógica, centrada na inter-relação fotossíntese respiração, exemplifica a articulação conceptual que deve existir, em contextos de aprendizagem da ciência, entre os vários níveis de escolaridade. Discute-se a importância da implementação de atividades que propiciem aprendizagens científicas conceptualmente e coerentemente articuladas, o que pode exigir uma recontextualização dos currículos, sempre que tal não seja valorizado nos documentos curriculares oficiais.pt_PT
dc.description.abstractThe article presents a proposal of pedagogic intervention, supported by theoretical and empirical arguments, which defends a conceptually demanding scientific education for all students and at the various schooling levels. It is argued that the level of conceptualization and curricular coherence of knowledge and cognitive skills should be central to curricula and pedagogical practices. It is also argued that the intradisciplinary relation, together with the exploration of complex knowledge and skills, raises the level of conceptual demand of scientific learning and promotes an education that considers the hierarchical structure of scientific knowledge. The proposal of pedagogic intervention, based on the photosynthesis-respiration relationship, exemplifies the conceptual relation among the various schooling levels that should be present in the context of scientific education. The importance of implementing activities that provide conceptually and coherently articulated scientific learning is discussed, something that may require a recontextualization of curricula, whenever that is not valued in the official curricular documents.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMorais, A. M., Neves, I. P., Ferreira, S., Afonso, M., & Silva, P. (2020). Conceptualização e coerência curricular em educação científica: Uma proposta de intervenção pedagógica. Investigações em Ensino de Ciências, 25(1), 99-119.pt_PT
dc.identifier.issn1518-8795
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40745
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasilpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação científicapt_PT
dc.subjectExigência conceptualpt_PT
dc.subjectCoerência curricularpt_PT
dc.subjectProposta pedagógicapt_PT
dc.subjectInter-relação fotossíntese-respiraçãopt_PT
dc.subjectScientific educationpt_PT
dc.subjectConceptual demandpt_PT
dc.subjectCurriculum coherencept_PT
dc.subjectPedagogical proposalpt_PT
dc.subjectPhotosynthesis-respiration inter-relationshippt_PT
dc.titleConceptualização e coerência curricular em educação científica: uma proposta de intervenção pedagógicapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio Grande do Sulpt_PT
oaire.citation.endPage119pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage99pt_PT
oaire.citation.titleInvestigações em Ensino de Ciênciaspt_PT
oaire.citation.volume25pt_PT
person.familyNamedos Reis Ferreira
person.givenNameSílvia Cristina
person.identifier.ciencia-idBC13-C269-F3EE
person.identifier.orcid0000-0003-0646-1601
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication02ce0777-eeee-4862-8f47-4b5e1c9da599
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery02ce0777-eeee-4862-8f47-4b5e1c9da599

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Conceptualização e coerência... educação científica - pp. 99-119.pdf
Size:
672.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format