Publication
PLACAS GRÁFICAS – RAY TRACING
dc.contributor.author | Sá, João | |
dc.contributor.author | Lopes, José | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Leonel | |
dc.contributor.author | Marques, Manuel | |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T18:34:24Z | |
dc.date.available | 2025-01-16T18:34:24Z | |
dc.date.issued | 2024-12-31 | |
dc.description.abstract | O Ray Tracing é uma técnica de renderização que simula a iluminação em 3D, reproduzindo o comportamento natural da luz, e é considerado o método mais preciso para criar efeitos realistas, como sombras e reflexos. Utilizado em placas gráficas avançadas, como no Cyberpunk 2077, proporciona gráficos imersivos, mas com elevado impacto no desempenho e na memória gráfica. A insuficiência de memória pode causar perdas de fluidez. A Inteligência Artificial (IA) complementa esta tecnologia, reduzindo a carga computacional com redes neuronais treinadas em milhares de cenários, criando atalhos que otimizam os cálculos intensivos. Em conjunto, Ray Tracing e IA permitem alcançar gráficos de alta qualidade e realismo, mantendo um equilíbrio entre desempenho e eficiência, transformando as experiências visuais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.58086/fmxr-0j71 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/53879 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPGAYA | pt_PT |
dc.subject | placas gráficas, ray tracing, inteligência artificial | pt_PT |
dc.title | PLACAS GRÁFICAS – RAY TRACING | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Vila Nova de Gaia | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 152 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 139 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Politécnica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 31 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |