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Soluções de tecnologias de informação e comunicação para implementação do conceito V2G
dc.contributor.advisor | Santos, Vítor Daniel Neto dos | pt_PT |
dc.contributor.author | Gonçalves, José Miguel Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2016-03-04T17:12:49Z | |
dc.date.available | 2016-03-04T17:12:49Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A integração dos veículos elétricos nas redes inteligentes apresenta diversos desafios. De entre eles refira-se, os elevados valores de potência envolvida e a intrínseca mobilidade dos veículos elétricos, os quais se deslocam para além do alcance da rede inteligente de âmbito residencial. Para ultrapassar estas limitações foi proposta e implementada uma arquitetura de tecnologias de informação e comunicação. A solução proposta inclui um algoritmo de gestão de energia que visa otimizar a capacidade de armazenamento das baterias do veículo de acordo com considerações de ordem económica e técnica. Dependendo do valor do estado de carga da bateria, do preço da energia e do perfil de utilização de energia, por parte do consumidor, o algoritmo avalia as condições para concretizar o conceito vehicle to grid. Para o efeito, foi desenvolvida uma solução técnica para monitorizar as baterias, nomeadamente o seu estado de carga, o seu estado de saúde, a energia disponível e o valor da potência instantânea solicitada ao longo do percurso. Para além disso, foram projetados e implementados diversos módulos eletrónicos, os quais têm por objetivo adquirir os valores anteriormente mencionados, os quais estão disponíveis a partir da rede CAN do veículo. Os recursos dos sistemas celulares existentes (2G/3G e 4G) e das redes sem fios serão utilizados para realizar essa troca de informações crucial, em conformidade com protocolos proprietários. Os dados recolhidos são gravados numa base de dados que é acessível a diversos aplicativos do agregador de informação, do escalonador das cargas, e do operador de rede elétrica. Finalmente, foram analisados os resultados obtidos nos testes de campo, para validar a arquitetura de tecnologias de informação e comunicação proposta. Os testes de campo foram realizados em Coimbra, usando para o efeito um veículo híbrido plug-in, o Chevrolet Volt, e um veículo elétrico puro, o Nissan Leaf. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201191628 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11775 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.subject | Veículos eléctricos | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias de informação | pt_PT |
dc.subject | Sistemas celulares | pt_PT |
dc.subject | Redes sem fios | pt_PT |
dc.title | Soluções de tecnologias de informação e comunicação para implementação do conceito V2G | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |