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Abstract(s)
Atendendo a uma realidade global que extravasa fronteiras, manifesta-se pertinente
preconizar uma visão exequível para o ensino superior português (Mourato, 2014).
“Há muito que em Portugal as instituições de ensino superior incluem na sua missão,
para além da formação de capital humano e da investigação, a transferência de
conhecimento” (MEC, 2015, p. 109). Nesta senda e atento ao capítulo sobre o qual esta
reflexão incide, o ensino superior politécnico público, a sua investigação aplicada e a
transferência de conhecimento, surge a tentativa de almejar uma visão para o seu futuro,
face aos seus indicadores de avaliação de desempenho, quer ao nível das suas
tendências, quer ao nível dos seus consensos.
Numa análise mais remota, em vários períodos têm-se constatado profundas mudanças,
quer ao nível das instituições - com uma expansão notável do sistema - quer ao nível
legislativo, quer, ainda, ao nível das várias tutelas governamentais (Mourato, 2013).
Todos estes fatores vêm influenciando o processo de avaliação implicando, desde logo,
limitações não só ao nível do seu planeamento, como quanto ao nível do financiamento
cabal do mesmo.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Mourato, (2016). TODA A INVESTIGAÇÃO É IGUALMENTE IMPORTANTE!. Capítulo de livro resultante do Projeto - Definição de Indicadores de Avaliação de Desempenho do Ensino Superior Politécnico
