Repository logo
 
Publication

O currículo nas suas dimensões estrutural e internacional: perspetivas de Basil Bernstein

dc.contributor.authorMorais, Ana Maria
dc.contributor.authorNeves, Isabel Pestana
dc.contributor.authorFerreira, Sílvia
dc.date.accessioned2022-05-25T15:12:58Z
dc.date.available2022-05-25T15:12:58Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO artigo, simultaneamente teórico e empírico, apresenta elementos de reflexão sociológica sobre a organização e desenvolvimento curriculares, quando se toma como principal referencial teórico o modelo do discurso pedagógico de Basil Bernstein (1990, 2000) e a sua teorização sobre formas e estruturas do conhecimento (1999). De um ponto de vista teórico, e com base no modelo do discurso pedagógico, descrevem-se as relações que se estabelecem entre o currículo e outros textos e contextos pedagógicos, referem-se processos de transformação (recontextualizações) que podem ocorrer quando o currículo é transposto para outros níveis do sistema educativo e apresentam-se algumas razões que podem estar na base dessas transformações. De acordo com a teorização sobre as estruturas de conhecimento, discute-se a relação entre a produção e a reprodução de conhecimento, para refletir sobre a relação que deve existir entre essas estruturas e as diferentes disciplinas do currículo. Incluem-se destaques sobre o currículo, em que se concretizam, através de explicitação e/ou exemplificação, os diferentes aspetos que sustentam a teorização apresentada. De um ponto de vista empírico, apresentam-se alguns dos procedimentos usados em análises do currículo, realizadas pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula), a vários níveis de escolaridade e centradas na educação científica e indicam-se, a título de exemplo, alguns dos resultados obtidos. Finalmente fazem-se algumas considerações sobre o contributo da teoria de Bernstein para a análise curricular, com particular destaque para questões de política educacional, relacionadas com o significado sociológico da (des)centralização curricular e da flexibilidade curricular num currículo centralizado.pt_PT
dc.description.abstractThe article is both theoretical and empirical and makes a sociological reflection of the curriculum organization and development. Basil Bernstein’s model of pedagogic discourse (1990, 2000) and his theorization on forms and structures of knowledge (1999) constitute the central theoretical reference.From a theoretical perspective, and on the basis of the pedagogic discourse, the article describes the relationships between the curriculum and other pedagogic texts and contexts and refers the processes of transformation (recontextualizations) that may occur when the curriculum moves to other levels of the educational system, also pointing out reasons that may originate those transformations. On the basis of the theorization of knowledge structures, the relationship betweenproduction and reproduction of knowledge is discussed so that a reflection can be made on the relation that should exist between those structures and the several disciplines of the curriculum. Highlights of the curriculum are inserted in the article in order to concretize, through explicitness and/or exemplification, the various aspects that withstand the theorization. From an empirical point of view, the article provides some of the procedures that have been followed in curricula analyses made by the ESSA Group (Sociological Studies of the Classroom), at various schooling levels and focused on science education. Some examples of results obtained are given. Finally the article makes some reflections on the contribution of Bernstein’s theory for curriculumanalysis, with a particular emphasis on questions of educational policy, related to the sociological meaning of curriculum (de)centralization and flexibility in the context of a centralized curriculum.pt_PT
dc.description.abstractEl artículo, es simultáneamente teórico y empírico, presenta elementos de reflexión sociológica sobre la organización y desarrollo curriculares, cuando se establece como principal referente teórico el modelo del discurso pedagógico de Basil Bernstein (1990, 2000), y su teorización sobre las formas y estructuras del conocimiento (1999). Desde el punto de vista teórico, y con base en el modelo del discurso pedagógico, se describen las relaciones que se establecen entre el currículo, otros textos y contextos pedagógicos, se refiere a procesos de transformación (recontextualizaciones) que pueden ocurrir cuando el currículo es transpuesto para otros niveles del sistema educativo y se presentan algunas razones que pueden ser la base de estas transformaciones. De acuerdo con la teorización de las estructuras de conocimiento, se discute la relación entre producción y reproducción de conocimiento, para reflexionar sobre la relación que debe existir entreesas estructuras y las diferentes disciplinas del currículo. Se incluyen destaques sobre el currículo, en que se concretiza, a través de la explicitación y/o ejemplificación, los diferentes aspectos que sustentan la teorización presentada. Desde un punto de vista empírico, se presentan algunos procedimientos usados en el análisis de los currículos, realizado por el Grupo ESSA (Estudios Sociológicos de la Sala de Aula), en varios niveles de escolaridad y centrado en la educación científica se indican, a modode ejemplo, algunos de los resultados obtenidos. Finalmente se hacen algunas consideraciones sobre la contribución de la teoría de Bernstein para el análisis curricular, con particular destaque para cuestiones de política educacional, relacionadas con elsignificado sociológico de la (des) centralización curricular y la flexibilidad curricular en un currículo centralizado.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMorais, A. M., Neves, I. P., & Ferreira, S. (2019). O currículo nas suas dimensões estrutural e internacional: Perspetivas de Basil Bernstein. Práxis Educativa, 14(2), 405-431.pt_PT
dc.identifier.issn1809-4309
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40771
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento curricularpt_PT
dc.subjectEducação científicapt_PT
dc.subjectModelo do discurso pedagógicopt_PT
dc.subjectEstruturas do conhecimentopt_PT
dc.subjectCurriculum developmentpt_PT
dc.subjectScience educationpt_PT
dc.subjectModel of pedagogie discousept_PT
dc.subjectKnowledge structurespt_PT
dc.subjectDesarrollo curricularpt_PT
dc.subjectEducación científicapt_PT
dc.subjectModelo del discurso pedagógicopt_PT
dc.subjectEstructuras del conocimientopt_PT
dc.titleO currículo nas suas dimensões estrutural e internacional: perspetivas de Basil Bernsteinpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePonta Grossapt_PT
oaire.citation.endPage431pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage405pt_PT
oaire.citation.titlePráxis Educativapt_PT
oaire.citation.volume14pt_PT
person.familyNamedos Reis Ferreira
person.givenNameSílvia Cristina
person.identifier.ciencia-idBC13-C269-F3EE
person.identifier.orcid0000-0003-0646-1601
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication02ce0777-eeee-4862-8f47-4b5e1c9da599
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery02ce0777-eeee-4862-8f47-4b5e1c9da599

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O currículo nas suas dimensões estrutural e interacional - pp. 405-431.pdf
Size:
631.33 KB
Format:
Adobe Portable Document Format