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Abstract(s)
Nos dias de hoje, vivemos num mundo poluído pela publicidade. De tal forma que não será exagerado dizer que muitas das pessoas filtram naturalmente a publicidade diminuindo a eficácia da mensagem que esta pretende transmitir. É do interesse das agências de publicidade e das marcas a si associadas garantir que a publicidade chega ao público-alvo com sucesso. Surge daí a importância em abordar tecnologias que tornem a publicidade mais cativante. Uma das maneiras de o fazer é tornando-a mais interactiva, por exemplo, através da tecnologia denominada “audio watermarking” que permite a injecção de sinais digitais adicionais ao áudio tornando possível a comunicação com dispositivos tais como smatphones ou tablets.
Visto que a empresa WIT Software possui um departamento dedicado ao desenvolvimento soluções de software para a área da televisão e que esta empresa pretende apostar em conceitos e tecnologias diferenciadoras, capazes destacar os seus produtos dos demais, surge o interesse em abordar a referida tecnologia que é pouco explorada não sendo comum encontrar uma aplicação que recorra essa mesma tecnologia.
O estágio aqui descrito teve como objectivos a análise da tecnologia denominada audio watermarking, o desenvolvimento de protótipos de aplicações móveis recorrendo a esta tecnologia e ainda o desenvolvimento de um módulo reutilizável para detectar audio watermarks facilmente em novas aplicações. O estágio foi dividido em várias tarefas que permitiram abranger o tema na sua generalidade bem como a especificação de um backoffice que suporta a utilização de audio watermarks numa aplicação móvel.
Durante o estágio foram analisadas as principais dificuldades, soluções e casos de uso relativas ao audio watermarking sendo ainda testadas algumas dessas soluções. A partir daí foram desenvolvidos vários protótipos de aplicações para o sistema Android para avaliação da tecnologia e demonstração a potenciais clientes. Paralelamente, iniciou-se o desenho de mockups para a componente de frontend de um backoffice e ainda a especificação funcional da componente de backend que foi, de seguida, implementada e alvo de diversos testes. No final do estágio desenvolveu-se um módulo reutilizável para permitir que os audio watermarks sejam facilmente integrados em novas aplicações móveis para o sistema Android. Os protótipos para o sistema Android, o backend e o referido módulo foram desenvolvidos recorrendo a uma das soluções analisadas, o SDK da Cifrasoft.
Os protótipos desenvolvidos permitiram testar conceitos que recorrem à tecnologia analisada e o restante software produzido, tanto o backend e como módulo reutilizável para aplicações móveis, será introduzido em novos produtos desenvolvidos pela empresa.
Description
Keywords
Audio watermarking Engenharia de software Desenvolvimento de aplicações móveis