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Influência da participação cidadã na mobilidade pedonal em Portugal

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A presente dissertação investiga a participação cidadã nas decisões sobre a organização do espaço público e a mobilidade pedonal em Portugal, porquanto a definição das políticas públicas e a narrativa social têm-se baseado numa conjuntura persistente alinhada com os interesses da indústria automóvel e dos seus apoiantes. Esta influência coloca em segundo plano as vozes individuais, levando a que a definição dos problemas atualmente enfrentados pelos aglomerados urbanos se perpetue em ciclos de inação política que não respondem às necessidades de melhorias na mobilidade urbana e nas condições de vida nas cidades. Inicialmente, analisou-se como é que as autarquias percecionam e integram os cidadãos nos processos de decisão. Depois, avaliou-se se a visão dos cidadãos relativamente ao espaço público é uniforme ou se, pelo contrário, as faixas etárias mais jovens, mais informadas e educadas podem impulsionar uma mudança no atual paradigma da mobilidade urbana. Os instrumentos utilizados foram entrevistas estruturadas, de forma a compreender a dinâmica da participação cidadã, contando com a participação de 26 autarquias de todo o pais e inquéritos online para analisar a perceção do ambiente urbano por parte de jovens que frequentam os 2º e 3º ciclos de escolaridade. As conclusões destacam a prevalência de programas participativos, embora se questione a sua eficácia, e a resistência à mudança na mobilidade motivada pela dependência do automóvel. Observou-se que a participação ativa da comunidade na definição do espaço público enfrenta desafios significativos devido à cultura automobilística enraizada na sociedade. No entanto, os jovens demonstram preferência por espaços urbanos caminháveis, independentemente dos modos de transporte que utilizam diariamente, sugerindo abertura para políticas que incentivem a mobilidade pedonal e a interação social nas cidades.

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Participação cidadã Poder local Espaço público Mobilidade pedonal

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