Repository logo
 
Publication

As metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas: o caso de simulação empresarial

dc.contributor.authorTeixeira, Ana Bela de Sousa Delicado
dc.contributor.authorSilva, Susana Maria
dc.contributor.authorAleixo, Maria da Conceição
dc.date.accessioned2014-09-26T11:22:10Z
dc.date.available2014-09-26T11:22:10Z
dc.date.issued2014-02
dc.descriptionComunicação apresentada nas XXIV Jornadas Luso Espanholas de Gestão Científica, 6-8 de fevereiro 2014, Leiria, Portugalpor
dc.description.abstractRecorrendo a metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas, Simulação Empresarial, na Licenciatura de Contabilidade e Finanças, é uma unidade curricular que faz a integração e consolidação curricular. Para aferir o atingimento dos objetivos da unidade curricular e a auto-avaliação efetuada pelos estudantes, foi-lhes apresentado um inquérito por questionário. Os resultados comparados com os últimos dois anos letivos, evidenciam também o reforço nas áreas de formação da Licenciatura e o atingimento dos objetivos propostos. Todavia, quer o nível de aprovação, situado nos 89%, contra os 100% dos outros anos da comparação, quer a descida da média, mediana e moda em mais de um ponto percentual, faz-nos questionar num trabalho futuro, se houve implicação nestes resultados, a aplicação das novas regras de funcionamento e transição de ano, entradas em vigor em 2012/2013, dado que, quer o corpo docente, quer as condições de funcionamento e avaliação, não sofreram alterações.por
dc.description.abstractAbstract:Using the problems based learning methodologies, Business Simulation, in an Accounting and Finance graduation, is a course that makes the integration and consolidation. To measure the achievement of the objectives and self-assessment performed by the students, they were presented with a survey. The results compared with the last two academic years, also reveal the enhancement in the areas of training and therefore the achievement of the proposed course objectives. However, whether the level of approval, located in 89%, against 100% in the rest of the years under review, whether the fall in average, median and mode in more than one percentage point, makes us question in future works, whether the application of the rules of operation and transition year, which came into force in 2012/2013, imply or not in these results, given that both the faculty and the conditions of operation and evaluation, suffered no changes at all.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6735
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectSimulação Empresarialpor
dc.subjectMetodologias de Ensinopor
dc.subjectEnsino Baseado na Resolução de Problemaspor
dc.subjectBusiness Simulationpor
dc.subjectTeaching Methodologiespor
dc.subjectProblems Based Learningpor
dc.titleAs metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas: o caso de simulação empresarialpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapor
oaire.citation.titleXXIV Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científicapor
person.familyNameDe Sousa Delicado Teixeira
person.givenNameAna Bela
person.identifier.ciencia-id8816-FA3E-B3A5
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typeconferenceObjectpor
relation.isAuthorOfPublicationb11e22da-69f5-49b2-b201-e1eeb42f01e7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb11e22da-69f5-49b2-b201-e1eeb42f01e7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AS METODOLOGIAS ENSINO BASEADAS RESOLUCAO PROBLEMAS.pdf
Size:
174.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: