Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Desde o final da década de 60 que se debate a importância da utilização dos denominados métodos formais na Engenharia de Sistemas, em particular na Engenharia de Software. As redes de Petri constituem um método formal bem conhecido e ao qual são reconhecidas vantagens particulares, comparativamente a outras linguagens formais. No entanto, continuam a ser uma linguagem relativamente pouco conhecida fora da respectiva comunidade. Tal deve-se também ao facto de não existir uma quantidade suficiente de técnicas que permitam a sua fácil apreensão e utilização prática por parte de engenheiros sem formação ou experiência especial. Esta dissertação apresenta dois conjuntos de contribuições originais para contrariar esta situação:
1. Uma técnica, duas linguagens a ela associadas, e um tipo de diagramas, denominados diagramas de adição, para a especificação de composições e modificações de modelos em qualquer classe de redes de Petri.
2. Um conjunto de idiomas para a criação de modelos em redes de Petri construídos de acordo e com suporte para os principais conceitos do desenvolvimento orientado pelos objectos.
O primeiro conjunto de contribuições é de aplicação geral a qualquer classe de redes de Petri definível na Petri Net Markup Language (PNML). Baseia-se no conceito de fusão de nós e define duas operações denominadas adição e subtracção.
O segundo conjunto de contribuições permite a criação de modelos orientados pelos objectos, utilizando redes de Petri coloridas. Tal permite também uma melhor integração entre os modelos em redes de Petri e as metodologias de desenvolvimento de software orientadas pelos objectos. Em particular, permite especificar os principais conceitos do desenvolvimento orientado pelos objectos em redes de Petri. Finalmente, os diagramas de adição oferecem uma clara relação visual entre redes de Petri e diagramas de classes.
Description
Tese de Doutoramento apresentada à Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia
Keywords
Redes de Petri Desenho orientado pelos objectos Modularidade Linguagens visuais Modelos Composição