Repository logo
 
Publication

Pares peritos como educadores:

dc.contributor.authorMalheiro, Isabel
dc.contributor.authorGraça, Vinagre
dc.contributor.authorFigueiredo, Inês Carnall
dc.date.accessioned2023-06-07T12:29:48Z
dc.date.available2023-06-07T12:29:48Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractAs atuais orientações em saúde preconizam a responsabilização dos individuos com condição crónica para o autocuidado, destacando o papel fundamental dos profissionais de saúde na sua capacitação e educação para as competências de autogestão. Nos ultimos anos a literatura tem destacado os programas de educação para a autogestão da condição crónica como uma abordagem holistica que envolve não só as necessidades especiais de saúde (tratamentos terapêutica e funcionalidade), como também as necessidades psicoafetivas e sociais. A evidência comprova a efetividade das intervenções psicoeducativas e destaca o programa de educação para a autogestão da condição crónica de Kate Lorig “Expert Patients Programme” que demonstrou ser eficaz em adultos e idosos pelos benefícios para a saúde, redução das hospitalizações e complicações, aumento significativo na adesão ao regime terapêutico e melhoria na qualidade de vida relacionada com a saúde e bem-estar, programa que foi adaptado e validado quanto à sua efetividade para adolescentes com Spina Bifida (SB)(Malheiro 2015). Deste modo, com base no programa de educação para adolescentes com SB, propomo-nos adaptar este programa, que utiliza pares peritos como educadores, para adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1), implementar e avaliar a sua efetividade nas competencias de autogestão, qualidade de vida, conhecimentos, autoeficácia e HbA1c. O programa distingue-se pela natureza inovadora das metodologias e estratégias utilizadas como o regime de tutoria entre pares (persuasão social), os Lay Led’s (educação por jovens adultos peritos na autogestão DMI) e pelas estratégias psicopedagógicas utilizadas nas sessões (questionamento, brainstorming, técnica de resolução de problemas, roleplaying, a automonitorização, a modelagem e o plano de ação).pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The current health guidelines aim to increase the responsibility of people with chronic conditions to self-care, emphasizing the important role of health professionals on their empowerment and self-management skills education. The literature has highlighted educational programs for self-management of chronic condition as an holistic approach involving not only special health needs (treatment, therapy, physical well-being and functionality) but also the emotional, psychological and social needs. Some authors have proposed the use of self-management educational programs emphasizing the importance of the use peers, “lay-Led’s”, (self-management experts on the same chronic illness) as mentors on programs, like Lorig and Holman with adults and elderly population, and Malheiro with adolescent’s with spina bifida (Malheiro 2015). These programs have shown to be effective, with positive health outcomes, such as an improvement on adherence to therapy, 18 |pensa refpamsgpm|Vol. 23 | N.º 2 | 2º Semestre de 2019functionality, and decrease the use of emergency services and hospitalizations and reducing health costs. Thus, based on the education program designed by Malheiro we propose to adapt and implement this education program for self-management to adolescents with diabetes type 1 (DM1), using lay-led as educators, and evaluate their effectiveness on self-management competences, quality of life, self-efficacy, knowledge and HbA1c. This is a project distinguished by the innovative methodologies and strategies used like: mentoring between peers (social persuasion); lay led’s (modeling) and the psychoeducational strategies used in the sessions (e.g. questioning, brainstorming, problem solving, roleplaying, self-monitoring).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMalheiro, I., Vinagre, G., & Figueiredo, I. C. (2019). Pares peritos como educadores: projeto de adaptação de um programa de educação para a autogestão em adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Pensar Enfermagem, 23(2), 17–28. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v23i2.160pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.56732/pensarenf.v23i2.160pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45109
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherESELpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/160pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutogestãopt_PT
dc.subjectPrograma de Educaçãopt_PT
dc.subjectDiabetes Tipo 1pt_PT
dc.titlePares peritos como educadores:pt_PT
dc.title.alternativeprojeto de adaptação de um programa de educação para a autogestão em adolescentes com diabetes mellitus tipo 1pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage28pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage17pt_PT
oaire.citation.titlePensar Enfermagempt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameDIAS DA COSTA MALHEIRO
person.familyNameVinagre da Graça
person.givenNameMARIA ISABEL
person.givenNameMaria da Graça
person.identifier.ciencia-idAF19-5EBD-3FFE
person.identifier.ciencia-idD215-B334-0661
person.identifier.orcid0000-0002-9093-4821
person.identifier.orcid0000-0002-9610-9806
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication32f89888-1607-4a9a-a9a6-4011db3bd4a3
relation.isAuthorOfPublicationbaef31c6-c0ad-4ea6-a81c-7607ef73c038
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery32f89888-1607-4a9a-a9a6-4011db3bd4a3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
art p 17-28.pdf
Size:
106.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: