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Estratégias educativas para facilitar o conhecimento e a reflexão dos alunos sobre a intervenção do Fisioterapeuta no contexto da COVID-19

dc.contributor.authorAlves Lopes, António
dc.contributor.authorSantos, Hugo
dc.contributor.authorVieira, Ana Isabel
dc.contributor.authorBarreto, Guilherme
dc.contributor.authorLopes, António M F
dc.contributor.authorBaleia, Isabel
dc.contributor.authorRosado, Maria Da Lapa
dc.contributor.authorMartins, Maria Elisabete
dc.contributor.authorEsteves, José Manuel
dc.contributor.authorAraújo, Paulo
dc.date.accessioned2022-03-22T13:15:30Z
dc.date.available2022-03-22T13:15:30Z
dc.date.issued2021-11-05
dc.description.abstractIntrodução e Objetivos: No contexto de pandemia COVID-19 a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) interrompeu todas as atividades letivas presenciais e atividades clínicas, surgindo a necessidade de transferir as atividades letivas para o formato online (síncrono e assíncrono) e de promover nos alunos novos conhecimentos, competências e atitudes. Material e Métodos: Para atingir esse objetivo foi criado uma atividade online com a duração de 3 semanas integrada nas unidades curriculares clínicas, envolvendo 220 alunos de Fisioterapia dos 4 anos curriculares, docentes do Departamento e oradores convidados. Essa atividade inclui a criação e disponibilização para consulta pelos alunos de um repositório atualizado de informação relacionada com a pandemia. Integrado na atividade foi solicitado a realização pelos alunos, de acordo com o ano lectivo, da totalidade ou de apenas alguns dos módulos, do Curso Coronavirus Disease Programme desenvolvido pela Physioplus. Para suportar toda a atividade foram ainda dinamizadas várias sessões online, onde, com a participação de convidados foi discutido a temática e o seu impacto nos vários contextos da Fisioterapia. Resultados: Para avaliar o impacto (satisfação) junto aos alunos dos 4 anos foi utilizado um questionário online com várias dimensões (34 questões), onde se obteve uma taxa de resposta de 96% (n= 211) distribuído equilibradamente pelos vários anos letivos. Relativamente às respostas, 78,7 % consideraram que atividade no geral era clara e estava bem estruturada tendo sido atingidos os objetivos gerais da atividade (79,6%), 83,4% consideraram ainda que foi globalmente uma experiência positiva e reforçando ainda a importância da realização deste tipo de atividades (76,3%). Conclusões: Face à necessidade de aumentar a literacia relativamente ao contexto pandémico e nos adaptarmos enquanto profissão às novas necessidades da sociedade, é importante que os educadores em Fisioterapia, criem e implementem atividades que facilitem o desenvolvimento nos alunos de competências que lhes permitam desempenhar um papel proativo nos esforços globais e locais para reduzir o impacto dos efeitos sociais dessa pandemia.
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dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39787
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFisioterapiapt_PT
dc.subjectCongressospt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
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dc.subjectTécnicas de intervençãopt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.titleEstratégias educativas para facilitar o conhecimento e a reflexão dos alunos sobre a intervenção do Fisioterapeuta no contexto da COVID-19pt_PT
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oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleXI Congresso Nacional de Fisioterapeutaspt_PT
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