Publication
Estratégias educativas para facilitar o conhecimento e a reflexão dos alunos sobre a intervenção do Fisioterapeuta no contexto da COVID-19
dc.contributor.author | Alves Lopes, António | |
dc.contributor.author | Santos, Hugo | |
dc.contributor.author | Vieira, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Barreto, Guilherme | |
dc.contributor.author | Lopes, António M F | |
dc.contributor.author | Baleia, Isabel | |
dc.contributor.author | Rosado, Maria Da Lapa | |
dc.contributor.author | Martins, Maria Elisabete | |
dc.contributor.author | Esteves, José Manuel | |
dc.contributor.author | Araújo, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T13:15:30Z | |
dc.date.available | 2022-03-22T13:15:30Z | |
dc.date.issued | 2021-11-05 | |
dc.description.abstract | Introdução e Objetivos: No contexto de pandemia COVID-19 a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) interrompeu todas as atividades letivas presenciais e atividades clínicas, surgindo a necessidade de transferir as atividades letivas para o formato online (síncrono e assíncrono) e de promover nos alunos novos conhecimentos, competências e atitudes. Material e Métodos: Para atingir esse objetivo foi criado uma atividade online com a duração de 3 semanas integrada nas unidades curriculares clínicas, envolvendo 220 alunos de Fisioterapia dos 4 anos curriculares, docentes do Departamento e oradores convidados. Essa atividade inclui a criação e disponibilização para consulta pelos alunos de um repositório atualizado de informação relacionada com a pandemia. Integrado na atividade foi solicitado a realização pelos alunos, de acordo com o ano lectivo, da totalidade ou de apenas alguns dos módulos, do Curso Coronavirus Disease Programme desenvolvido pela Physioplus. Para suportar toda a atividade foram ainda dinamizadas várias sessões online, onde, com a participação de convidados foi discutido a temática e o seu impacto nos vários contextos da Fisioterapia. Resultados: Para avaliar o impacto (satisfação) junto aos alunos dos 4 anos foi utilizado um questionário online com várias dimensões (34 questões), onde se obteve uma taxa de resposta de 96% (n= 211) distribuído equilibradamente pelos vários anos letivos. Relativamente às respostas, 78,7 % consideraram que atividade no geral era clara e estava bem estruturada tendo sido atingidos os objetivos gerais da atividade (79,6%), 83,4% consideraram ainda que foi globalmente uma experiência positiva e reforçando ainda a importância da realização deste tipo de atividades (76,3%). Conclusões: Face à necessidade de aumentar a literacia relativamente ao contexto pandémico e nos adaptarmos enquanto profissão às novas necessidades da sociedade, é importante que os educadores em Fisioterapia, criem e implementem atividades que facilitem o desenvolvimento nos alunos de competências que lhes permitam desempenhar um papel proativo nos esforços globais e locais para reduzir o impacto dos efeitos sociais dessa pandemia. | |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/39787 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Fisioterapia | pt_PT |
dc.subject | Congressos | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Fisioterapeuta | pt_PT |
dc.subject | Técnicas de intervenção | pt_PT |
dc.subject | COVID-19 | pt_PT |
dc.title | Estratégias educativas para facilitar o conhecimento e a reflexão dos alunos sobre a intervenção do Fisioterapeuta no contexto da COVID-19 | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | XI Congresso Nacional de Fisioterapeutas | pt_PT |
person.familyName | Alves Lopes | |
person.familyName | Santos | |
person.familyName | Vieira | |
person.familyName | Lopes | |
person.familyName | Baleia Batista | |
person.familyName | Rosado | |
person.familyName | Martins | |
person.familyName | Esteves | |
person.givenName | António | |
person.givenName | Hugo | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | António M F | |
person.givenName | Isabel | |
person.givenName | Maria da Lapa | |
person.givenName | Maria Elisabete | |
person.givenName | José Manuel | |
person.identifier.ciencia-id | 0518-F2A3-C5B4 | |
person.identifier.ciencia-id | 991E-0C70-0121 | |
person.identifier.ciencia-id | 651F-7E53-A25D | |
person.identifier.ciencia-id | EE1D-918C-6192 | |
person.identifier.ciencia-id | 6014-8D3C-EDA6 | |
person.identifier.ciencia-id | 0311-BAB4-C017 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7505-6744 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8964-1960 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6023-2362 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4110-8750 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9324-9811 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5176-2959 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3101-2456 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0604-1746 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57217386138 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56537784900 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55945430800 | |
person.identifier.scopus-author-id | 8360016100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3680dab5-8822-4558-918a-df699bda57ad | |
relation.isAuthorOfPublication | e8dfbc43-b964-44b6-a935-2b23b4de2525 | |
relation.isAuthorOfPublication | 712b9d4f-f724-4d4b-a82d-c8784ee32ace | |
relation.isAuthorOfPublication | 152c6df1-3877-4553-8bca-3cb70fdc5ffb | |
relation.isAuthorOfPublication | 60e506f7-6536-4750-a5d4-3db2335ce571 | |
relation.isAuthorOfPublication | c54cdb9e-626a-4620-9c8d-ee05a4f4a977 | |
relation.isAuthorOfPublication | 631c6910-6f24-4754-9986-a1f039c17eee | |
relation.isAuthorOfPublication | e76122c2-d6f2-4f72-9dc0-e6f8ed3ab51a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 712b9d4f-f724-4d4b-a82d-c8784ee32ace |