Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.58 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Com a crescente competitividade, que resulta do fenómeno “globalização”, as empresas sentem cada vez mais necessidade de se tornarem mais eficientes. Assim sendo, as empresas têm de ser capazes de se adaptar ao meio envolvente através da elaboração de estratégias que lhes permita tornarem-se mais competitivas, ao mesmo tempo que são capazes de criar mais valor.
O presente estudo pretende demonstrar a relação existente entre as mudanças de ordem social e económica, que ocorreram em Portugal nos últimos vinte e cinco anos, com a necessidade de mudança de estratégias por parte das empresas portuguesas. Deste modo, serão explicada as mudanças que ocorreram desde a entrada de Portugal na U.E. até à atualidade.
Neste estudo serão ainda exemplificados modelos e sistemas de Gestão que permitem às empresas uma maior análise à sua atividade de modo a facilitar a tomada de decisões.
Serão ainda apresentados os resultados obtidos de um inquérito aplicado às empresas portuguesas e que tem como objetivo perceber se existiram ou não mudanças internas nas empresas na última década.
Como foi mencionado anteriormente, cada vez mais as empresas enfrentam diferentes necessidades, muito por culpa das alterações do mercado, bem como da crescente competitividade. Assim sendo, torna-se fulcral que as empresas adotem um modelo de Gestão, que na opinião do autor deste estudo é essencial, o BSC, que lhes permite planear e executar estratégias de acordo com a nova realidade que enfrentam.
Description
Keywords
Criação de Valor Gestão Estratégica Mudanças em Portugal Balanced Scorecard