Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
14.93 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio foi desenvolvido tendo em conta as atividades
desenvolvidas na sede da Plural+Udifar, em Coimbra, focando-se essencialmente no
armazém, onde eram recebidos, armazenados e enviados os produtos para os mais diversos
clientes, desde farmácias a hospitais de todo o país. Essas atividades basearam-se
essencialmente na aplicação de diversas metodologias para melhorar os processos e
procedimentos já existentes, mantendo ao longo do tempo a filosofia de “melhoria contínua”,
para que exista sempre esse pensamento em todos os intervenientes, querendo sempre
melhorar o mais possível.
Numa fase inicial, verificou-se que existiam noções de melhoria contínua perante todos
os colaboradores, mas os procedimentos necessários não eram escrupulosamente seguidos.
Era algo que necessitava de ser relembrado com muita frequência a muitos dos
colaboradores. Sem a normalização de padrões, seria muito difícil implementar qualquer
ferramenta de melhoria contínua. Após várias reuniões com os colaboradores, pouco a pouco,
foram recolhidos alguns feedbacks acerca de possíveis propostas de melhoria. Algumas das
sugestões recebidas foram cruciais para a implementação de muitas das ideias descritas
neste relatório.
As propostas de melhoria basearam-se no seguinte: redução de tempos de realização
de tarefa, 5S(+1), TPM e lean six sigma, com a aplicação do ciclo DMAIC. Enquanto algumas
destas ferramentas se baseiam na organização de algumas zonas do armazém, outras são
uma tentativa de tornar os processos mais eficientes. Este tipo de medidas tem impacto na
qualidade do serviço prestado pela Plural+Udifar, pois a encomenda é processada mais
rapidamente e o produto segue conforme com muita mais regularidade, acabando por existir
impacto ao nível do apoio ao cliente/reclamações.
Description
Keywords
Kaizen Lean six sigma Melhoria contínua TPM Logística