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Assessment of the green port energy roadmap and management

dc.contributor.advisorAgreira, Cristina Isabel Ferreira Figueiras Faustino
dc.contributor.advisorPestana, Rui José Oliveira da Nóbrega
dc.contributor.authorCosta, Pedro Miguel Costa
dc.date.accessioned2024-08-27T16:01:27Z
dc.date.available2024-08-27T16:01:27Z
dc.date.issued2024-04-19
dc.description.abstractIn a world that is constantly changing and where sustainability becomes a common ob- jective, it is necessary to follow European targets to reduce greenhouse gas emissions. The transport sector, mainly maritime, known as one of the most polluting in the world, means it is necessary to implement solutions to reduce the sector’s ecological footprint. Current solutions for reducing greenhouse gas emissions from ships involve the adop- tion of less polluting fuels such as LNG, ammonia, biofuels, hydrogen, fuel cells, or batteries for energy storage and the implementation of power supply systems at ports. When ships are docked in ports, they use their auxiliary diesel generators to provide the energy necessary to power essential systems during the loading and unloading processes. The present work has as its object of study the port of Sines, with the objective of quanti- fying the port’s energy needs, analyzing possible sources of renewable energy to satisfy its consumption using storage, as well as analyzing the electrical coupling of the port ships. This means that all the energy necessary for the operation of the port and that supplied to ships is 100% renewable.pt_PT
dc.description.abstractNum mundo em constante mudança e em que sustentabilidade se torna um objetivo comum, é necessário acompanhar as metas europeias tendo em vista a redução de emissões de gases de efeito de estuda. O setor dos transportes, principalmente marítimo conhecido como um dos mais poluidores a nível mundial, torna-se necessário implementar soluções para reduzir a pegada ecológica do setor. As soluções atuais para a diminuição das emissões de gases de efeito de estufa pelos navios, passa pela adoção de combustíveis menos poluentes tais como GNL, amónia, biocombustíveis, hidrogénio, fuel cells, ou de bateria para o armazenamento de energia e para a implementação de sistemas de fornecimento de energia pelos portos. Os navios quando estão atracados nos portos usam os seus geradores auxiliares a diesel, de forma a fornecer a energia necessária para alimentar os sistemas essenciais durante os processos de carga e descarga. O presente trabalho tem como objeto de estudo o porto de Sines, tendo como objetivo a quantificação das necessidades energéticas do porto, a analise das possíveis fontes de energia renovável para satisfazer o seu consumo com recurso a armazenamento, bem como a análise do acoplamento elétrico do navio. Fazendo assim com que toda a energia necessária para o funcionamento do porto e o fornecimento de energia aos navios seja 100 % renovável.pt_PT
dc.identifier.tid203613228pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51927
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectGreen Portpt_PT
dc.subjectEnergia renovávelpt_PT
dc.subjectDescarbonizaçãopt_PT
dc.subjectGestão de Energiapt_PT
dc.subjectNaviospt_PT
dc.subjectPoluiçãopt_PT
dc.titleAssessment of the green port energy roadmap and managementpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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