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Abstract(s)
Este estudo analisa a relação entre a percentagem da população com ensino superior, a densidade populacional e o Produto Interno Bruto per capita (PIBpc) nas regiões da União Europeia (UE), a partir de dados do Eurostat e recorrendo a metodologias estatísticas e econométricas. Em termos gerais, os resultados evidenciam o impacto esperado de ambas as variáveis utilizadas no PIBpc, ainda que com elevados níveis de heterogeneidade em cada um dos países. Um outro resultado relevante prende-se com o facto de que o impacto do peso da população com ensino superior é mais relevante nas regiões que pertencem a países da coesão, mostrando a relevância do ensino superior como impulsionador da redução das disparidades económicas. Esta diferença nas realidades dos diferentes países significa, essencialmente, que os decisores políticos devem ter em consideração essas diferenças, aquando da definição das políticas para a própria UE. Por outro lado, os decisores nacionais poderão inspirar-se nos resultados e exemplos de outros países/regiões estrangeiras para que, numa perspetiva de aprendizagem, adotem e adaptem estratégias e políticas que a médio prazo possam potenciar o desenvolvimento económico regional.
Description
Keywords
Desenvolvimento regional Ensino superior Análise regional Desigualdades regionais
Pedagogical Context
Citation
Rebola, R., Valente, S., Marchão, A., Ferreira, P., Almeida, D. (2025). O peso do ensino superior no desenvolvimento económico da União Europeia: uma análise regional. Territórios de baixa densidade. Os desafios do desenvolvimento territorial, Editorial Aranzadi..
