Publication
Training and job satisfaction in the public sector: A sequential mediation model on competencies, performance appraisal and career progression
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Rosa | |
dc.contributor.author | Aveiro Silva, Maria Manuela | |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T14:09:31Z | |
dc.date.available | 2025-07-23T14:09:31Z | |
dc.date.issued | 2025-07-17 | |
dc.date.submitted | 2025-07-23 | |
dc.description.abstract | A compreensão dos fatores que influenciam a satisfação profissional dos trabalhadores da Administração Pública (AP) é essencial para promover ambientes organizacionais mais produtivos e saudáveis. Através de um modelo de mediação sequencial, pretendeu-se investigar o papel da aquisição de competências, dos resultados da avaliação de desempenho (AD) e das oportunidades de progressão na carreira, na relação entre a formação e a satisfação profissional. A amostra foi constituída por 340 trabalhadores da AP com idades compreendidas entre os 20 e os 65 anos. Este estudo, de caráter transversal, seguiu uma abordagem quantitativa para analisar as relações entre as variáveis e testar as hipóteses formuladas. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, aplicado a uma amostra de conveniência. A análise da mediação revelou que a formação impacta a satisfação profissional de forma indireta, ao fomentar o desenvolvimento de competências que contribuem para uma melhor avaliação do desempenho e, consequentemente, facilitam a progressão na carreira. Estes resultados destacam a relevância de implementar estratégias organizacionais que incentivem oportunidades de formação em consonância com os planos de crescimento e os sistemas de AD. | por |
dc.identifier.tid | 203972414 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/58166 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | formação | |
dc.subject | aquisição de competências | |
dc.subject | resultados da avaliação de desempenho | |
dc.subject | progressão na carreira | |
dc.subject | satisfação profissional | |
dc.subject | mediação em série | |
dc.title | Training and job satisfaction in the public sector: A sequential mediation model on competencies, performance appraisal and career progression | eng |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Gestão |