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Abstract(s)
A aviação, enquanto elemento crucial na aproximação entre culturas, povos e
esforços de guerra, atravessa atualmente um período de elevada valorização e
consequente evolução da sua componente de Segurança de Voo (SV). A larga
maioria das ocorrências aeronáuticas resultam de falhas humanas, isto é, são
grandemente oriundas de erros na interface homem-máquina. Tal facto, alerta para a
pertinência da criação, e posterior aplicação, de um sistema cada vez mais eficaz de
análise e classificação das causas das ocorrências.
A Força Aérea (FA) recorre, desde 1999, ao anexo F do RFA 330-1 para
proceder à classificação das causas das ocorrências, o qual, face às necessidades
atuais – frequentemente aventadas por quem proximamente lida com esta área –
poderá beneficiar com um trabalho periódico de estudo e reformulação, catalisador
de um processo de análise e de classificação cada vez mais ajustado às exigências
da realidade envolvente.
A presente dissertação propõe uma abordagem de classificação e análise de
Fatores Humanos (FH) adaptada ao contexto da FA, a qual se convencionou designar
por abordagem HFACS adaptada à FA. Para tal, utilizou-se uma metodologia
essencialmente qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas a Oficiais e
Civis da FA com experiência direta e indireta nesta área. A abordagem HFACS
adaptada, neste estudo, à FA, revelou-se como uma resposta adequada às
necessidades atuais, quer em termos de pressupostos teórico-práticos, quer no plano
fundamentalmente prático, também aqui operacionalizado através do seu teste a
quatro relatórios de ocorrências reais.
Description
Keywords
Segurança de Voo, Fatores Humanos, Classificação.