Repository logo
 
Publication

Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da gramática

dc.contributor.authorCosta, Ana Luísa
dc.contributor.authorBatalha, Joana
dc.date.accessioned2022-06-07T08:15:37Z
dc.date.available2022-06-07T08:15:37Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractCom o presente artigo, propomos contribuir para uma clarificação conceptual do campo da investigação em didática da gramática, aprofundando a refl exão em torno das fronteiras entre linguística e ensino da língua. Esta reflexão será ilustrada pela consideração de dois percursos de investigação sobre relações entre gramática e competência de escrita, por um lado, e entre gramática e competência de leitura, por outro. Dos resultados destes trabalhos – que disponibilizam informação sobre o conhecimento linguístico em estabilização em idade escolar – emergem ainda dois desafios cruciais para a investigação em didática da gramática: o problema da validação das propostas didáticas decorrentes da investigação e o problema da disseminação dos resultados. Nas considerações finais, debatem-se estes problemas à luz de uma perspetiva de trabalho em permanente interação entre três polos: investigação, ensino e aprendizagem da língua e formação de professores.pt_PT
dc.description.abstractIn the present article, we propose to contribute to a conceptual clarification of the field of research in grammar teaching and learning by reflecting upon the borders between linguistics and language teaching. This reflection will be illustrated by two studies which investigate relations between grammar and writing, on the one hand, and grammar and reading, on the other. Based on the results of these studies, which provide information on the nature of linguistic knowledge developing during school-age, two other fundamental questions arise: the problem of the validation of didactic proposals resulting from research and the problem of the dissemination of results. In the final remarks, these problems are debated from a perspective in which three poles – research, language teaching and learning and teacher training – are in permanent interaction.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, A., & Batalha, J. (2019). Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da gramática. In A. Leal, F. Oliveira, F. Silva, I. M. Duarte, J. Veloso, P. Silvano, & S. V. Rodrigues (Eds.). A linguística na Formação do Professor: Das teorias às práticas (pp. 61-80). Faculdade de Letras da Universidade do Porto.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8969-20-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40928
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherFaculdade de Letras da Universidade do Portopt_PT
dc.subjectGramáticapt_PT
dc.subjectConsciência linguísticapt_PT
dc.subjectConhecimento explícito da línguapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectGrammarpt_PT
dc.subjectLinguistic awarenesspt_PT
dc.subjectExplicit knowledge of languagept_PT
dc.subjectWritingpt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.titlePara um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da gramáticapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage80pt_PT
oaire.citation.startPage61pt_PT
oaire.citation.titleA linguística na Formação do Professor: Das teorias às práticaspt_PT
person.familyNameda Piedade Melro Blazer Gaspar Costa
person.givenNameAna Luísa
person.identifier.ciencia-idAE1D-FC1A-3F3D
person.identifier.orcid0000-0002-2529-4135
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc5a2d00d-3a02-4f5e-8b51-81b586cc48d1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc5a2d00d-3a02-4f5e-8b51-81b586cc48d1

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da gramática - pp. 61-80.pdf
Size:
686.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format