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Advisor(s)
Abstract(s)
Atualmente, um dos principais assuntos que é discutido globalmente é o ambiente e a sua
fragilidade. Questões como a redução da pegada ecológica, redução das emissões de CO2,
economia circular e sustentabilidade são inevitáveis de discutir quando se pensa em projetar
um edifício.
Hoje em dia, os edifícios são responsáveis por mais de 30% das emissões de CO2 no mundo e,
países como a Noruega, que têm uma forte estratégia ambiental, estão totalmente
comprometidos em baixar este número. Como consequência, outros métodos construtivos têm
sido adotados em detrimento da construção convencional, nomeadamente, edifícios modulares.
Este documento pretende descrever o trabalho do autor, no âmbito do Projeto de Mestrado em
Engenharia e Gestão Industrial, no âmbito de uma nova tendência nos projetos de transportes
coletivos elétricos, consistindo em soluções chave-na-mão de subestações de tração, neste caso
aplicadas ao sistema de transporte coletivo trólei.
Neste relatório é apresentada uma solução técnica do edifício modular que vai albergar as
subestações de tração em Bergen - Noruega, bem como os seus requisitos e planeamento do
projeto. É ainda apresentada uma comparação direta entre a solução modular e a construção
convencional, demonstrando razões que levaram Bergen a optar por este tipo de solução através
de um mapa comparativo de custos e ambiental, tendo sempre em linha de conta as questões
ambientais e de economia circular.
Description
Keywords
Subestação de tração Edifício modular Pegada ecológica Emissões de CO2