Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.25 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Este Relatório de Estágio apresenta uma análise e mitigação do risco envolvendo equipamentos de telecomunicações, considerados como críticos para a rede de distribuição elétrica portuguesa. Baseado numa avaliação da condição e do risco, foi criada uma estratégia de manutenção para reduzir o impacto e a probabilidade de falha dos equipamentos PDH, SDH, VHF, Microondas, Ethernet/IP e Fibra Ótica, que em conjunto representam a rede privativa de telecomunicações da EDP Distribuição (EDPD). A política Condition Based Risk Maintenance (CBRM) foi fundamental para atingir este objetivo e ofereceu as ferramentas necessárias para sustentar essa estratégia. Esta política, com base na condição e no risco, é normalmente associada a planos de manutenção de equipamentos na área da energia. No entanto, será demonstrado neste trabalho que pode ser aplicada com sucesso na área das telecomunicações, mais concretamente na manutenção de uma rede de telecomunicações industrial. O objetivo final foi apresentar uma estratégia de manutenção para a EDPD, para que a mesma seja usada na sua rede privativa de telecomunicações e dessa forma melhorar a gestão dos ativos da rede, reduzir os custos e manter a fiabilidade, observando e melhorando a matriz de risco da empresa.
Para a elaboração da proposta de revisão da estratégia de manutenção foram recolhidos dados de várias bases de dados disponibilizadas pela empresa e toda a informação foi tratada com rigor e autocrítica. A análise dos registos de avarias permitiu criar gráficos detalhados da condição dos ativos por tipo de equipamento - este é o principal elemento do plano de manutenção que se pretende melhorar e que se baseia no tipo de equipamento e na sua condição ao longo to tempo. No entanto, a necessidade de uma maior disponibilidade dos equipamentos e a elevada criticidade dos elementos da rede, conduziu à necessidade de implementar uma filosofia baseada no risco, considerando a instalação no seu todo, levando à criação de diferentes perfis para os sites da rede.
A Fibra Óptica (FO) teve uma análise independente das restantes tecnologias devido à sua importância extrema para a rede, encontrando-se a cargo do Departamento de Manutenção de Redes (MNRD), enquanto os restantes equipamentos são da responsabilidade do Departamento de Manutenção de Subestações (MNSE). Tendo por base o mesmo tipo de manutenção da condição ao longo do tempo, a manutenção associada à FO mereceu também melhorias, que se basearam na análise dos diferentes tipos de FO utilizados, onde cada um deles tem uma importância diferente para a rede. Foram recolhidos dados sobre a condição, o que permitiu elaborar uma ferramenta para o cálculo do Índice de Saúde, onde a avaliação do risco fica dependente das duas ou mais instalações envolvidas na Ligação FO.
A proposta de manutenção para os equipamentos de telecomunicações elaborada foi entregue para avaliação na EDPD e está prevista a sua implementada no terreno a partir de janeiro de 2016. No que respeita à FO, foi disponibilizado e entregue para análise um modelo para a monitorização da sua condição e para a análise do seu índice de saúde, assim como uma nova proposta de manutenção para as ligações. Assim, pretendeu-se oferecer várias ferramentas para melhorar continuamente a rede privativa da EDPD, sem comprometer a fiabilidade e tentando reduzir ao máximo o tempo de indisponibilidade.
Description
Keywords
Telecomunicações CBRM Manutenção EDPD Análise de risco