Repository logo
 
Publication

GAMIFICATION: UMA FERRAMENTA PARA A CRIATIVIDADE EM CONTEXTO ORGANIZACIONAL

dc.contributor.authorSampaio, Marta Correia
dc.contributor.authorPinto Dos Reis, Isabel
dc.date.accessioned2019-06-21T14:33:36Z
dc.date.available2019-06-21T14:33:36Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractCom este trabalho pretende-se fazer uma reflexão acerca do desafio que a gestão de recursos humanos enfrenta atualmente perante a realidade organizacional de uma constante necessidade de inovação e criatividade. Podendo ser o capital humano das organizações uma das principais fontes de inovação é cada vez mais importante encontrar práticas de recursos humanos que facilitem a criatividade e o surgimento de novas ideias. Através de uma análise à moldura teórica existente, sobre práticas de recursos humanos potenciadoras da criatividade interna nas organizações e a Gamification e o seu impacto quando aplicada em contextos organizacionais verifica-se que, para além da tremenda atualidade do tema, estamos perante uma ferramenta – a Gamification - que poderá ser uma aliada poderosa da gestão de recursos humanos ao nível da motivação individual e do estabelecimento de uma cultura para a criatividade e inovação. Como corolário deste trabalho surge o CLEVER um sistema de gestão de conhecimento criado de acordo com os princípios da Gamification utilizado em contexto organizacional que nos permitiu ilustrar como, na prática, os princípios acerca dos quais refletimos ao longo do trabalho se tocam, na realidade, e como os próprios recursos humanos da empresa se sentem ao utilizarem o jogo em contexto de trabalho e de que forma essa utilização influencia o seu relacionamento com os colegas e com a própria organização. Este trabalho contribuiu para aprofundar o conhecimento acerca das práticas estratégicas de gestão de recursos humanos para a criatividade e inovação e também para um melhor entendimento do que é a Gamification e do papel que esta pode assumir nas empresas enquanto plataforma facilitadora de práticas organizacionais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96995-1-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28984
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectGamificationpt_PT
dc.titleGAMIFICATION: UMA FERRAMENTA PARA A CRIATIVIDADE EM CONTEXTO ORGANIZACIONALpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage33pt_PT
oaire.citation.startPage22pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro Científico da I2ES (ecI2ES´17)pt_PT
person.familyNameSampaio
person.familyNamePinto dos Reis
person.givenNameMarta
person.givenNameIsabel
person.identifier.ciencia-idFD17-64D0-EA4F
person.identifier.ciencia-id9A1D-5CC0-73C7
person.identifier.orcid0000-0003-0004-601X
person.identifier.orcid0000-0002-2008-9124
person.identifier.scopus-author-id57220185634
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationc6dc0326-9387-4ca9-8185-9a3cb4033e13
relation.isAuthorOfPublication4749ba4e-f9a5-4cc6-ae88-2dedae6a11ce
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc6dc0326-9387-4ca9-8185-9a3cb4033e13

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ecI2ES_2017_1.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: