Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.14 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
Coimbra é a cidade da península ibérica em que algumas viaturas troleicarro ainda se
encontram ao serviço do seu sistema de transportes urbanos. Para poderem operar, os
troleicarros necessitam de uma infraestrutura de alimentação de energia composta por
subestações retificadoras e por linhas aéreas, denominadas por rede de tração. Muitos dos
equipamentos desta infraestrutura são de meados do século passado e não foram projetados
com as atuais preocupações energéticas. As subestações retificadoras apresentam-se como
fundamentais para um funcionamento eficiente e sustentável de um sistema de transporte que
utiliza troleicarros. Com vista a tornar este sistema mais sustentável quer ambientalmente quer
financeiramente este trabalho propõe-se identificar soluções que permitam equacionar
alternativas aos equipamentos de retificação existentes. Neste sentido este trabalho está
dividido sucintamente em duas partes. A primeira enquadra a legislação aplicável à eficiência
energética no setor dos transportes e a ligação histórica que a cidade de Coimbra tem com a
mobilidade elétrica. É apresentada o estado da arte das viaturas troleicarro e identificam-se
algumas abordagens com vista a torná-las mais eficientes. Apresentam-se os sistemas de
retificação/conversão AC-DC disponíveis e suas características mais importantes, ao nível da
eficiência energética e da qualidade de energia. A segunda parte descreve o sistema de
troleicarros existente na cidade, as linhas atualmente em serviço, as suas características e
analisam-se os equipamentos de retificação existentes. Seguidamente são estudadas as
solicitações de serviço das subestações, relativamente ao regime transitório e potências
médias solicitadas diariamente, obtidas por monitorização. As monitorizações foram
fundamentais para aferir os parâmetros de eficiência e de distorção harmónica de cada uma
das subestações. Complementarmente realizou-se uma análise de custos energéticos de cada
uma das subestações e referentes a um ano de consumo de energia elétrica, com base nas
faturas emitidas pelo comercializador. Estes dados permitiram dimensionar novos sistemas de
retificação, adaptados à realidade atual deste sistema de troleicarros. Finalmente, e numa
altura em que cada investimento tem de ser criteriosamente analisado, deixa-se uma análise
técnico-económica aos investimentos necessários para maximizar a eficiência energética das
subestações. Para isso, foram equacionados diversos planos de investimentos e discutidas três
medidas a implementar. A implementação de qualquer uma destas medidas permitirá diminuir
os encargos financeiros com o custo da energia elétrica necessário ao funcionamento das duas
linhas de troleicarros. Os tempos de retorno dos diferentes investimentos situam-se entre os
três e os cinco anos, o que comparativamente com a vida útil deste tipo de equipamentos é
francamente um valor muito residual.
Description
Keywords
Troleicarros, Coimbra Veículos eléctricos Mobilidade sustentável Eficiência energética