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Os Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) apresentam-se como instrumentos e veículos críticos na melhoria do processo de decisão das Organizações, designadamente da Indústria Seguradora, em Portugal. Esta Indústria tem como um dos objetivos centrais da sua estratégia de negócio, sustentar o seu processo decisional com base em factos e não em intuições, apresentando-se para tal os SSD (especificamente na área do Conhecimento e Retenção do Cliente), como algo inequivocamente institucionalizado e em produção, ou com o foco de se prever adotar este tipo de sistemas, a fim de as Companhias de seguros poderem ganhar vantagens competitivas para o seu exigente e desafiante negócio.
Para além do acervo de dados que estas Organizações dispõem internamente (nos seus Sistemas Operacionais-Transacionais, nos próprios Sistemas Decisionais e nos dados ad hoc/não estruturados), devido à explosão da informação digital externa (e.g. Redes Sociais), abre-se uma nova oportunidade a um enriquecimento contínuo dos SSD por esta via.
O imperativo atual é de um maior conhecimento da Base de Clientes através dos SSD, para o ganho de vantagens competitivas no relacionamento com os Clientes, na atividade da própria Organização, na inovação dos produtos e na sustentabilidade futura da atividade seguradora; atividade esta que cruza, com crucial importância os últimos cinco séculos.
Por fim, o presente estudo assenta no Método Qualitativo por Entrevista. Estas entrevistas foram efetuadas junto dos principais responsáveis de Marketing e Sistemas de Informação da Indústria Seguradora Portuguesa, e visou obter o seu entendimento cabal, sobre se estas Organizações, em primeiro lugar, têm disponíveis no seu seio SSD, bem como apurar quais os fatores que se apresentam como favoráveis à utilização dos SSD no Conhecimento e Retenção dos seus Clientes.
Description
Keywords
Suporte à Decisão, Clientes, Retenção, Processos, Seguros.