Repository logo
 
Publication

Formação de terapeutas ocupacionais em Moçambique: a parceria SCML/ESSAlcoitão/ISCISA

dc.contributor.authorMartins, Sílvia
dc.contributor.authorVieira Da Silva, Cristina
dc.contributor.authorMoreira, Nuno
dc.contributor.authorDias, D.
dc.contributor.authorMatimba, A.
dc.date.accessioned2022-05-09T13:05:42Z
dc.date.available2022-05-09T13:05:42Z
dc.date.issued2021-11
dc.description.abstractIntrodução: As parcerias para o desenvolvimento têm sido apontadas pela ONU como um dos objetivos do milénio e de desenvolvimento sustentável. Em 2007, constitui-se uma parceria para formar os primeiros terapeutas ocupacionais em Moçambique, respondendo às necessidades do país no apoio a pessoas com problemas de saúde mental e com sequelas de HIV/SIDA. Passados 14 anos da mesma, importa refletir sobre os fatores que têm permitido o seu sucesso e sustentabilidade. Objetivos: Apresentar o modelo de cooperação SCML/ESSAlcoitão/ISCISA e refletir sobre o processo e resultados obtidos. Metodologia: Recorreu-se à metodologia de estudo de caso, sendo a unidade de observação o modelo de cooperação entre as entidades parceiras. Resultados: O modelo previa a colaboração na revisão do plano de estudos, a lecionação e avaliação nas unidades curriculares, específicas da área da terapia ocupacional e a criação e supervisão de estágios. Para tal, contou-se com um responsável, de cada uma das instituições, na gestão do projeto, com docentes da ESSAlcoitão que, presencialmente, lecionaram unidades curriculares específicas da área da terapia ocupacional e com a contratação de docentes residentes, oriundos de Portugal e Brasil, que asseguraram a continuidade da lecionação nas UCs específicas e dinamizaram contextos de estágio. Este modelo, que foi sendo alterado em função da reflexão anual feita sobre o mesmo e da disponibilidade de recursos, permitiu que até à data se licenciassem 100 terapeutas ocupacionais. Destes, a maioria encontra-se integrado no Ministério da Saúde (MISAU) a exercer a profissão nas diversas províncias de Moçambique. Dos terapeutas ocupacionais formados ao abrigo deste protocolo, 3 estão atualmente integrados no ISCISA como docentes a tempo integral e 9 como docentes convidados. Os terapeutas ocupacionais em exercício colaboram na supervisão de estágios dos estudantes. Conclusão: O modelo implementado para esta parceria permitiu dotar o MISAU de terapeutas ocupacionais que, desde 2011, passaram a integrar as equipas de apoio a crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade. Permitiu, também, a sustentabilidade na formação destes profissionais, que é feita, na atualidade, com recursos humanos locais, e apoio de docentes da ESSAlcoitão, sobretudo, a distância.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://revsalus.com/index.php/RevSALUS/issue/view/11pt_PT
dc.identifier.issn2184-4860
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40442
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherRACSpt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_PT
dc.titleFormação de terapeutas ocupacionais em Moçambique: a parceria SCML/ESSAlcoitão/ISCISApt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage200pt_PT
oaire.citation.issueSuplemento nº 3pt_PT
oaire.citation.startPage199pt_PT
oaire.citation.titleRevista Científica Internacional RevSALUSpt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameMartins
person.familyNameVieira da Silva
person.familyNameMoreira
person.givenNameSílvia
person.givenNameCristina
person.givenNameNuno
person.identifier.orcid0000-0003-2089-813X
person.identifier.orcid0000-0002-4651-5005
person.identifier.orcid0000-0002-4215-9672
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication38e7c602-e211-452e-b45b-d32859bc9ea7
relation.isAuthorOfPublicationd654633e-2240-4d09-a8de-2a6e56a39c08
relation.isAuthorOfPublicationcc0d2c6d-e403-4aa2-a8ed-85b4a76e446e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycc0d2c6d-e403-4aa2-a8ed-85b4a76e446e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
11-17-PB.pdf
Size:
10.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format