Repository logo
 
Publication

Aprender a cuidar de famílias na transição para elaborar lutos e perdas

dc.contributor.authorRodrigues, Fátima Moreira
dc.date.accessioned2023-06-09T11:03:46Z
dc.date.available2023-06-09T11:03:46Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractAprender a cuidar de famílias a viver processos de perdas e lutos requer a compreensão das caraterísticas do sistema familiar que afetam o processo de luto, assim como a perceção de que cada pessoa e cada membro da família difere na expressão do seu luto (Delalibera, Presa, Coelho, Barbosa & Franco, 2015). Descreve um estudo com abordagem qualitativa sobre as aprendizagens dos estudantes do último semestre do curso de licenciatura em enfermagem para cuidar das famílias a viver transições de perda e luto. A amostra, obtida por bola de neve, é constituída por 42 participantes sendo 46 % estudantes, 27% docentes e 27% enfermeiros tutores. A recolha de informação foi obtida por entrevista semiestruturada, sendo posteriormente submetida a análise de conteúdo. Os participantes consideram que há falta de preparação para cuidar das famílias como cliente dos cuidados. As aprendizagens e os contextos da prática clínica nem sempre são promotores de experiências significativas para que os estudantes aprendam a avaliar as necessidades da família a viver processos de perda e a acompanhá-la na elaboração do luto. Os estudantes tendem a centrar-se na pessoa doente, ignorando as necessidades da família e não a integrando no processo de cuidar. Aprender a cuidar de famílias é uma área que urge desenvolver na enfermagem. Os enfermeiros consideram que estamos numa fase inicial no que se refere a cuidar das famílias como cliente de cuidados.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Learning how to care for families to experience loss and grief processes requires an understanding of the characteristics of the family system that affect the grieving process, as well as the perception that each person and each family member differs in the expression of their grief (Delalibera, Presa, Coelho, Barbosa & Franco, 2015). 6Pensar Enfermagem | Vol. 25 | N.º 1 | 1º Semestre de 2021 Keywords: Learning, caring, nursing, families; mourning.Describes a study with a qualitative approach on the learning of students in the last semester of the nursing degree course to care for families experiencing transitions of loss and grief.The sample, obtained by snowball, consists of 42 participants, 46% students, 27% teachers and 27% nurse tutors. The collection of information was obtained through semi-structured interviews, which were subsequently submitted to content analysis.Participants consider that there is a lack of preparation to take care of families as a care client. The learning and contexts of clinical practice are not always promoters of significant experiences so that students learn to assess the needs of the family to live loss processes and to accompany them in the elaboration of mourning.Students tend to focus on the sick person, ignoring the family's needs and not integrating it into the care process.Learning to care for families is an area that needs to be developed in nursing. Nurses consider that we are in an initial phase when it comes to taking care of families as a care client.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, F. M. (2021). Aprender a cuidar de famílias na transição para elaborar lutos e perdas. Pensar Enfermagem, 25(1), 5–17. https://doi.org/10.56732/pensarenf.v25i1.177pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.56732/pensarenf.v25i1.177pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/45141
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherESELpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/177pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprenderpt_PT
dc.subjectCuidarpt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectLutopt_PT
dc.titleAprender a cuidar de famílias na transição para elaborar lutos e perdaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage17pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage5pt_PT
oaire.citation.titlePensar Enfermagempt_PT
oaire.citation.volume25pt_PT
person.familyNameMoreira Rodrigues
person.givenNameMaria de Fátima
person.identifier.ciencia-id9115-EAA0-96D1
person.identifier.orcid0000-0003-1686-7293
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication190dd2be-7d63-4f01-883d-292f3d986352
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery190dd2be-7d63-4f01-883d-292f3d986352

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
art. p. 5-17.pdf
Size:
360.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: