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Do Ideário Técnico ao Chão da Escola: Análise de uma ferramenta de Gestão Escolar
dc.contributor.advisor | Cesar Jucá, Mario | |
dc.contributor.author | PALMEIRA MELO, MARTA | |
dc.date.accessioned | 2019-11-26T10:59:15Z | |
dc.date.available | 2019-11-26T10:59:15Z | |
dc.date.issued | 2019-09-09 | |
dc.date.submitted | 2019-07-16 | |
dc.description.abstract | Ao revisitar a história da construção da Política de Educação Pública brasileira, percebe-se que esta é marcada por avanços e retrocessos. Um dos seus marcos está na Constituição Federal de 1988 que determina as responsabilidades de cada esfera de governo, dando a cada ente federado a possibilidade de se organizar enquanto Sistema de Ensino. Para consolidar esse processo, instituiu-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, distribuindo as responsabilidades dos Sistemas e Redes de Ensino, na efetivação das etapas e modalidades e reforçando a execução da Política a partir dos princípios democráticos que garantem a participação da comunidade nas decisões, por meio dos Conselhos de Controle Social. Neste contexto, a vontade política faz toda diferença, pois é a partir desse entendimento que os caminhos da descentralização do poder são traçados. Dentro do cenário de avanços, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) compactua uma Cooperação Técnica, que tem por objetivo a elaboração de documentos norteadores da Política Municipal de Educação em Maceió. Dentre eles, se destaca o Guia Prático de Gestão Escolar (GPGE), objeto de estudo deste trabalho. O Guia foi elaborado a partir de um processo de construção coletiva e visa, como ferramenta, instrumentalizar, os diretores escolares para auxiliar no desenvolvimento das suas atribuições. Neste sentido, a ideia central da pesquisa é fazer uma verificação da efetividade do GPGE nas ações desenvolvidas pelas Unidades Escolares por meio do seu Projeto de Gestão Escolar, nas dimensões pedagógica administrativa e relacional. Busca-se com isso, investigar de que forma o GPGE pode consolidar a Política de Educação e otimizar a utilização dessa ferramenta de trabalho. Para ir de encontro ao objetivo, os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa documental dos materiais base desta pesquisa e a aplicação de um questionário com os diretores de nove Unidades Escolares, uma amostra das Regiões Administrativas existentes na capital Alagoana. Como resultado, procura-se, a partir das respostas dos questionários, elencar a necessidade de um trabalho mais direto sobre o Guia junto às Unidades Escolares e, a partir das inúmeras possibilidades que o Guia traz no seu bojo, apresentar a Secretaria Municipal de Educação, não só para os servidores, mas para todo usuário da Educação Municipal de Maceió. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202313204 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/30287 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Formação continuada | pt_PT |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_PT |
dc.subject | Efetividade | pt_PT |
dc.title | Do Ideário Técnico ao Chão da Escola: Análise de uma ferramenta de Gestão Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Gestão |