CAM - Comunicações em Conferências Internacionais
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Browsing CAM - Comunicações em Conferências Internacionais by Subject "Antiguidade Tardia"
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- A Antiguidade Tardia em Mértola, balanço das novas descobertasPublication . Lopes, VirgílioNos meses de Junho e Julho de 2013 a equipa do CAM procedeu a uma escavação arqueológica na encosta do Castelo de Mértola. Estes trabalhos tiveram como objectivo a compreensão da sequência ocupacional daquela área. Esta intervenção inseriu-se nos estudos realizados no quadro do Doutoramento em “Patrimonio Histórico y Natural, Investigación, Protección, Difusión y Didáctica”, realizado na Universidade de Huelva sob a orientação do professor Juan Manuel Campos Carrasco e que contou com o apoio de uma Bolsa de Doutoramento concedida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre Maio de 2011 e Outubro de 2013.
- A escultura decorativa de Portugal: o grupo de BejaPublication . Torres, Cláudio; Correia, Fernando Branco; Macias, Santiago; Lopes, VirgílioEste texto colectivo percorre e reavalia os aspectos mais significativos dos materiais e elementos de escultura arquitectónica que, tendo sido habitualmente classificados como de época visigótica, se integram no chamado grupo de Beja o qual, geograficamente, corresponde ao território que, a ocidente de Badajoz, inclui Elvas e Juromenha, e integra, de um lado e do outro do rio Guadiana, Vera Cruz de Marmelar; Beja; Mértola, Moura, Serpa e Aroche, indo até ao Atlântico (Castro da Cola e Sines). O estudo deste conjunto de escultura decorativa é feito numa perspectiva que considera os acontecimentos político-militares de 711 como não produtores de alterações radicais, pelo menos a curto prazo. Apresentam-se, entre outros aspectos, indícios claros da continuidade de comunidades cristãs (moçárabes) neste território, para além daquela data. Apesar de não se conhecerem os contextos arqueológicos originais da maioria das peças estudadas – muitas delas depositadas em Museus sem ter havido um registo rigoroso de local de proveniência e das circunstâncias do achado – o panorama torna-se menos nebuloso com os resultados de escavações arqueológicas, recentes, levadas a cabo em Mértola, e nas quais apareceram novos elementos, inseridos em contextos culturais arqueológicos mais precisos. Apresentam-se ainda as temáticas e os elementos decorativos mais comuns presentes na escultura decorativa encontrada no território do sudoeste peninsular.
- La torre del río de Mértola. Una estrutura portuaria tardorromanaPublication . Gómez Martínez, Susana; Lopes, Virgílio
- Monasterium e ecclesia de S. Salvador no Monte do Mosteiro (Mértola)Publication . Maciel, M. Justino; Martins, João Paulo
- Os mosaicos do baptistério de MértolaPublication . Lopes, VirgílioLocalizada no limite navegável do Guadiana, Mértola manteve, desde o período pré-romano, um contacto privilegiado com o mundo mediterrânico. A riqueza mineira da região em que Mértola se inclui fez da cidade um importante entreposto comercial, numa dinâmica que não foi interrompida com o fim do Império Romano. Os abundantes testemunhos da Antiguidade Tardia revelados pelos trabalhos arqueológicos têm trazido à luz um conjunto de ambiciosos programas construtivos, permitindo uma aproximação mais rigorosa à topografia de Mértola na Antiguidade Tardia. Pretende-se com esta comunicação abordar os resultados das escavações arqueológicas efectuadas recentemente na zona do fórum, da antiga cidade romana de Myrtilis. As primeiras descobertas devem-se a Estácio da Veiga, que nos finais do século XIX exumou, na zona do forum-alcáçova, um importante mosaico policromo com uma tartaruga como temática central. Posteriormente, e desde 1979, as escavações feitas pelo Campo Arqueológico de Mértola puseram a descoberto um significativo conjunto de vestígios deste tipo de material decorativo tão difundido no período romano e que fez a glória de Bizâncio. Do conjunto musivo fazem parte várias representações mitológicas das quais se destaca um painel com Blerofonte cavalgando Pégaso matando a Quimera e várias cenas de caça, das quais se destaca, um cavaleiro a caçar com um falcão, elemento bastante singular na iconografia dos mosaicos paleocristãos que deverão datar da primeira metade do século VI. Estes mosaicos, que pretendemos apresentar, estão inseridos nas imediações de uma estrutura baptismal que se integra numa basílica ou num paço episcopal.