RDIPB - D-CE - Ciências Empresariais
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Browsing RDIPB - D-CE - Ciências Empresariais by Subject "Inclusão"
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- Benefícios da expressão dramática na educação de crianças e jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental: estudo de casoPublication . Pires, Ana Cristina CatarinoA educação pela arte é considerada por muitos como o pilar de uma educação de qualidade.As expressões artísticas podem constituir uma importante fonte de socialização e de aprendizagem para as pessoas com e sem deficiência. Nas crianças/jovens com mais dificuldades em aprender, atividades com base nas expressões artísticas favorecem o vivenciar de experiências com os seus pares. O presente estudo pretende conhecer o contributo de práticas educativas de Expressão Dramática no desenvolvimento das crianças/ jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental –DID. A investigação realizada enquadra-se tendencialmente no modelo de Estudo de Caso, do tipo não experimental e exploratório, uma vez que se pretende recolher informação sobre os benefícios da Expressão Dramática para crianças/ jovens com DID, numa escola em que se sabia que tal prática era corrente – a Escola Básica 2,3 André de Resende em Évora. Para complementarmos este estudo recolhemos também informação na Instituição CERCIDIANA, uma vez que esta área é também utilizada. O processo de recolha de dados envolveu diferentes procedimentos: análise documental; observação naturalista; conversas informais e entrevista. Os dados recolhidos após submetidos à análise de conteúdo permitiram-nos constatar que a utilização da expressão dramática como prática educativa com alunos com DID permite-lhes adquirir competências de cariz sensório-motor, cognitivo (comunicação; criatividade; memorização; noção do tempo; mobilização da atenção) e relacionais intrapessoais (autoestima, autoconfiança) e interpessoais (principalmente no que respeita à autonomia social). Comprovámos também que alunos de turmas com alunos com DID incluídos, envolvidos em projetos que utilizavam a expressão dramática como metodologia interdisciplinar desenvolveram competências de cidadania tais como: solidariedade; respeito pela diferença; colaboração e comunicação entre todos, que gera o reconhecimento das qualidades de cada um. Por fim apresenta-se uma proposta de intervenção na área da Expressão Dramática que apela à interdisciplinaridade entre várias áreas disciplinares, entre elas o Português e as Expressões, o que envolve vários professores de turmas com alunos DID incluídos.
- Interacção criança – criança: a inclusão de crianças com multideficiênciaPublication . Formigo, Isabel HortaNum mundo em que a ciência evolui diariamente, onde se multiplica a informação, nesta sociedade em constante mudança, deve ser preocupação de todos nós fazer da escola um espaço atraente para Todos, com dinâmica e vida própria. É de extrema importância que a Escola prepare os jovens para desempenhar um papel ativo na sociedade, respeitando as diferenças e promovendo o seu desenvolvimento integral. Para isso, a instituição escolar terá que ser, não apenas um local que proporcione todas as condições para se “trabalhar”, mas também que ofereça um ambiente saudável, onde se viva, se aprenda a viver e se aprenda a ser. Por este motivo, este trabalho tem como principal objectivo conhecer o modo como a criança diferente é recebida pelos seus pares numa escola que se quer inclusiva. Por se tratar de um estudo limitado a um Agrupamento de Escolas – estudo de caso, a metodologia utilizada no presente trabalho consiste numa abordagem qualitativa – descritiva. Os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram questionários com uma escala de sentimentos/expressões faciais (esta última destinada aos alunos do 1º ciclo) para os alunos das turmas onde estão inseridas as crianças com multideficiência e entrevistas aos professores do ensino regular. A amostra, contou com 58 alunos (de 1º e 3º ciclos) e 4 professores. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que os alunos com multideficiência são bem aceites pelos seus pares e parecem estar verdadeiramente incluídos. É neste sentido que a inclusão se torna essencial para o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos, desenvolvendo competências, conhecimentos, valores e atitudes. Após a análise das entrevistas aos professores deparámo-nos com o facto destes sentirem um pouco de insatisfação em relação ao seu trabalho. Os factores que originam esse sentimento prendem-se com a falta de experiência e de formação. Pelo que existiu a necessidade de elaborar um plano de acção que irá de encontro a estas mesmas carências.