Browsing by Issue Date, starting with "2024-09-20"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A influência dos jogos educaticos digitais na motivação e participação dos alunosPublication . Marques, Luana; Oliveira, RicardoA constante evolução da sociedade contemporânea e a crescente presença da tecnologia no quotidiano têm influenciado as instituições de ensino a adotar e atualizar as suas práticas pedagógicas. Neste ambiente de transformação, os jogos educativos digitais e outros recursos tecnológicos emergem como ferramentas inovadoras e promissoras para enriquecer a experiência educacional e desempenham um papel crucial no desenvolvimento de competências essenciais, capacidades cognitivas e valores fundamentais para o processo de aprendizagem. A capacidade dos jogos educativos digitais de promover a participação ativa dos alunos é particularmente relevante num contexto educacional que procura criar estratégias para manter o interesse dos alunos. Deste modo, esta investigação-ação referente ao paradigma-interpretativo surgiu ao longo do período de estágio integrado na prática pedagógica supervisionada numa turma constituída por 26 alunos do 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico no contexto de uma instituição de ensino particular no distrito de Lisboa. Para a realização desta investigação, os objetivos delineados procuram explorar como a integração de jogos educativos digitais podem impactar a motivação e a participação dos alunos no ambiente escolar e de que forma a interação social, promovida pelos jogos digitais, contribui para a participação. Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se à observação, diário de bordo, registos dos alunos, por fim, a recolha e análise documental. Em relação aos resultados, foi possível perceber que a integração de jogos educativos digitais como ferramenta pedagógica aumenta a motivação dos alunos, o que influencia a participação e a envolvência dos alunos em todas as atividades, independentemente da área curricular. A interação social promovida por esses jogos desempenha um papel crucial na inclusão de todos os alunos, evidenciando que são uma estratégia eficaz para integrar na prática educacional e promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e participativo.
- Associação entre a aptidão física e a literacia física em crianças e adolescentes:Publication . Pelicano, Inês; Santos, JoanaO presente Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. Este relatório reflete o desenvolvimento das competências adquiridas pela estagiária durante o estágio pedagógico que decorreu no ano letivo 2023/2024. O estágio pedagógico representa e assume um papel fundamental na formação pessoal e profissional, consubstanciado na evolução progressiva das competências de planificação e de gestão do processo de ensino aprendizagem, adquiridas ao longo do ano letivo. O Estágio Pedagógico decorreu no Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, na Escola Básica 2,3 Professor Delfim Santos e na Escola Secundária D. Pedro V. Ao longo deste processo de aquisição de competências, foram lecionadas as disciplinas de Educação Física e Estudo do Movimento a turmas do 6.º, 8.º e 11.º ano e 11.º ano do curso Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, respetivamente. Em termos estruturais, o relatório está construído de acordo com as seguintes áreas: Área I -Profissional, Social e Ética; Área II - Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Área III - Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV - Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida, sendo esta última área destinada à investigação, com a abordagem de um tema relacionado com o processo de estágio, tratando-se este, de uma revisão sistemática sobre a associação entre aptidão física e a literacia física em crianças e adolescentes.