Browsing by Issue Date, starting with "2023-08-01"
Now showing 1 - 10 of 41
Results Per Page
Sort Options
- Autotransplante dentárioPublication . Santos, Tânia Beatriz Garrucho Pereira; Silva, António José de Sousa daO autotransplante dentário é um procedimento cirúrgico, que corresponde ao transplante de dentes inclusos ou erupcionados, no mesmo indivíduo, de um local para outro, sendo colocados em locais de extração ou em alvéolos preparados cirurgicamente. Em certas circunstâncias, pode ser viável recorrer ao autotransplante para reabilitar um dente perdido, sendo uma opção de tratamento em casos de perda dentária por cárie, trauma, periodontite ou problemas endodônticos e em casos de dentes inclusos ou agenesia. O autotransplante dentário requer conhecimento da biologia do ligamento periodontal e da polpa e, consequentemente, do protocolo cirúrgico. É essencial, durante o procedimento cirúrgico, preservar o ligamento periodontal, de modo a que a sua estimulação fisiológica mantenha o volume ósseo alveolar e a propriocepção, durante a função. É possível realizar o autotransplante em dentes com formação radicular incompleta, com a vantagem de revascularização e reinervação pulpar, ou em dentes com formação radicular completa, sendo necessário tratamento endodôntico, uma vez que a polpa não se revasculariza. Um autotransplante com um ótima cicatrização periodontal e uma favorável cicatrização pulpar, sem sinais de reabsorção radicular inflamatória ou superficial, de infeção, bolsas patológicas, mobilidade anormal ou com zonas apicais radiotransparentes, é definido como um caso de sucesso. Devido às elevadas taxas de sucesso e de sobrevivência, o autotransplante é uma opção de tratamento promissora, que oferece bastantes vantagens. Esta revisão bibliográfica tem como objetivo desenvolver o conhecimento sobre o autotransplante dentário, suportando e incentivando a sua aplicação, como opção de tratamento, em futuras decisões clínicas.
- Sedação consciente em odontopediatria : uma revisão umbrellaPublication . Marques, Carolina Sofia Carreira; Lopes, Luísa BandeiraObjetivo: Avaliar todas as revisões sistemáticas existentes, acerca da sedação consciente em crianças/adolescentes, com especial incidência na taxa de sucesso dos fármacos e na qualidade da evidência. Materiais e métodos: A pesquisa foi realizada, a partir de oito bases de dados, sendo elas Pubmed (Via Medline), Web of Science (WoS), Scopus, Cochrane Database of Systematic Reviews, Scielo (Scientific Electronic Library Online), Embase (The Excerpta Medica Database), LILACS (Latin-American scientific literature in health sciences) e TRIP (Turning Research into Practise), até janeiro 2023, sem restrições de data ou idioma. Foram incluídas revisões sistemáticas ou meta-análises que investigassem estudos em humanos, acerca da performance da sedação consciente, durante procedimentos dentários. A avaliação do risco de viés foi realizada através da ferramenta online AMSTAR 2 (Measurement Tool to Assess Systematic Reviews) para determinar a qualidade metodológica das revisões incluídas. Resultados: Um total de 37 revisões sistemáticas foram incluídas nesta revisão Umbrella. Relativamente à qualidade metodológica, 43% apresentam elevada qualidade, 24% moderada, 11% baixa e 22% muito baixa. É recomendado o uso da técnica combinada (N2O (30-50%) + midazolam). Para além disso, 0,75 mg/kg parece ser a dose ótima de midazolam oral. De acordo com as diretrizes atuais, os fármacos de destaque em Odontopediatria, usados em sedação consciente, são o óxido nitroso e o midazolam, contudo não são suportados por evidência suficiente, que permita inferir acerca da sua segurança e eficácia. Conclusões: O nível de evidência quanto à eficácia e segurança da sedação consciente em Odontopediatria, é aceitável com um total de 67% de revisões sistemáticas com evidência moderada/elevada, sendo que 43% das totais apresentam elevada qualidade. O nível de qualidade metodológica das revisões sistemáticas deverá aumentar segundo os resultados e instruções futuras desta revisão umbrella.
- Tradução e validação de um questionário sobre a fragilidade oral do idosoPublication . Corrêa, Laura Salas Tânger; Proença, Luís; Ferreira, Luciano Maia AlvesObjetivo: Traduzir e validar o Oral Frailty Index-8 (OFI-8-PT), numa amostra de pacientes com 60 anos ou mais da Clínica Universitária Egas Moniz, Almada. Materiais e métodos: O presente estudo foi conduzido em duas fases principais, inicialmente, foi feita uma tradução e adaptação cultural do questionário original para torná-lo adequado para a comunidade portuguesa. Em seguida, a ferramenta traduzida foi submetida a uma validação psicométrica, que incluiu a avaliação da confiabilidade testereteste, consistência interna, validade de construção e invariância de gênero. Complementado com questões demográficas e de História Clínica, este questionário foi aplicado numa amostra de indivíduos acima de 60 anos com Termo de Consentimento Informado assinado. Resultados: A amostra do estudo foi composta por um total de 159 participantes, com números quase equivalentes de homens (79) e mulheres (80). O OFI-8-PT demonstrou boa confiabilidade (alfa de Cronbach = 0,95) e validade de construção (GFI = 0,96; CFI = 0,85; e RMSEA = 0,05; IC 90% 0,00-0,09). O estudo encontrou invariância de gênero, o que indica que o OFI-8-PT é igualmente válido para homens e mulheres, e a confiabilidade teste-reteste do OFI-8-PT foi boa, indicando resultados consistentes ao longo do tempo. Conclusão: No geral, este estudo oferece informações valiosas sobre a validade psicométrica do questionário OFI-8 PT na população portuguesa em estudo. Relevância clínica: Aumentar a literatura e consciencializar sobre cuidados orais no idoso. Pode servir como referência para futuros estudos relacionados com longevidade e centrados na função oral.
- Association between oral health values and periodontal health : an observational studyPublication . Santos, Rui Miguel Mendes; Botelho, JoãoContexto: A periodontite é uma doença comum na cavidade oral, caracterizada por uma resposta inflamatória crónica nos tecidos periodontais, resultando em problemas irreversíveis, como mobilidade e perda dentária, além de perda óssea. O objetivo deste estudo observacional foi explorar a relação entre o estado periodontal e o Oral Health Value Scale (OHVS) numa população de adultos. Materiais e Métodos: Utilizando um instrumento de avaliação abrangente e medidas auto-reportadas de periodontite e experiência de cárie dentária, inquirimos aqueles que procuraram uma primeira consulta na Clínica Dentária Egas Moniz (CDEM). Os participantes preencheram um questionário composto por um questionário sociodemográfico, pela versão portuguesa do OHVS (OHVS-PT), pelo Oral Health Impact Profile (OHIP-14) e por uma medida auto-reportada de periodontite. A experiência de cárie foi avaliada por observação clínica utilizando o Índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPOD). Devido à distribuição não normal da amostra, os dados foram analisados utilizando estatísticas descritivas e testes não paramétricos. Resultados: Obtivemos uma amostra final de 380 participantes com uma idade média de 43.3 anos. Os pacientes com uma pontuação de periodontite auto-reportada de “1” foram mais baixos em 3 dos 4 subdomínios do OHVS-PT, quando comparados com a pontuação de "0" (negativo). Analisando o OHVS por sexo, as mulheres reportaram resultados superiores em todos os subdomínios, com diferenças significativas em 3 deles. Conclusões: Neste estudo verificámos que existe uma diferença nalguns parâmetros dos valores de saúde oral de acordo com o estado periodontal dos inquiridos. Nos domínios dos cuidados dentários profissionais, aparência e saúde bem como na retenção de dentes naturais, verificámos valores mais reduzidos quando comparados com participantes sem periodontite auto-reportada.
- Efeitos locais e sistémicos produzidos em diferentes modelos de indução de periodontite : estudo in vitro em ratosPublication . Oliveira, Priscila Hália; Machado, VanessaObjetivo: Comparar os efeitos locais e sistémicos produzidos por dois modelos de indução de periodontite in vitro em ratos, pelo método de ligadura e injeção gengival de lipopolissacarídeo (LPS) de Porphyromonas gingivalis (P. Gingivalis). Materiais e métodos: Estudo experimental, efetuado numa amostra de 28 ratos fêmea Wistar. Aleatoriamente foram distribuídos em três grupos, o controlo (n=12), e os grupos experimentais com periodontite induzida por ligadura (n=5) durante 21 dias e outro com periodontite induzida por injeção de LPS de P. gingivalis (n= 11) durante 14 dias. O processo inflamatório no periodonto e órgãos reprodutores femininos foi avaliado por análise histológica. Os níveis séricos de hemograma, hormonas sexuais e parâmetros inflamatórios foram medidos. Todas as avaliações histológicas e sanguíneas foram realizadas por patologistas experientes que desconheciam o status da amostra. A analise estatística foi realizada com nível de significância p-value ≤ 0,05. Resultados: No geral, o grupo de periodontite induzida por ligadura apresentou contagens de linfócitos (82,62% ± 4,39) e IgG (93,32 ± 20,7) mais altas e leucócitos (2,18% ± 0,52) e neutrófilos (15,76% ± 4,68) mais baixas, do que os grupos de periodontite induzida por injeção de LPS e o controlo. O grupo de periodontite induzida por ligadura foi significativamente diferente dos outros grupos. A inflamação no útero, identificada na amostra pela técnica de ligadura, mostra uma possível relação com alterações no útero de ratos fêmeas Wistar com periodontite crónica. Conclusão: O grupo com periodontite induzida por ligadura, mostra que o método induziu maior destruição periodontal comparativamente com o protoloco de indução com LPS e tiveram um potencial impacto nas doenças inflamatórias sistémicas, tanto a nível sanguíneo como a nível histológico inflamatório.
- Higiene oral em adolescentes com aparelhos ortodônticos fixosPublication . Karramkan, Aucéane Erine Vanille; Dias, Maria do Rosário; Evangelista, José GrilloO presente estudo, foca-se na auto-perceção da higiene oral na faixa etária da adolescência. Pretendemos assim, identificar a representação mental do interior da cavidade oral a fim de, posteriormente, capacitar o paciente a tornar os autocuidados em saúde oral satisfatórios. Neste sentido, foram aplicados questionários, em momentos distintos, tendo sido efetuado no final, um ato de ensino ao Doente. O estudo foi efetuado em 4 Momentos distintos: i) M1-aplicação do Questionário 1, onde os pacientes foram convidados a desenhar o interior da sua cavidade oral, antes e após o tratamento ortodôntico; ii) M2- aplicação do Questionário 2 (antes o ato de ensino), constituído por perguntas sobre os conhecimentos de higiene oral; iii) M3- Ato de ensino pedagógico com recurso a macromodelos; iv) M4: Aplicação do Questionário 2 (após o ato de ensino). De acordo com os resultados obtidos, procedemos á elaboração de uma grelha de análise de conteúdo constituída por categorias e subcategorias analíticas. Os instrumentos analíticos foram aplicados a 200 adolescentes, que recorreram a uma consulta de Ortodontia na Clínica Universitária Egas Moniz; os pacientes tinham uma idade compreendida entre os 10 e 24 anos, com tratamento ortodôntico em curso (fixo). Recorreu-se de seguida, a métodos estatísticos descritivos e comprativos dos resultados, com recurso ao programa IBM SPSS. Foi assim possível observar diferenças ao nível dos conhecimentos de Saúde oral bem como, ao nível da representação mental do interior da cavidade oral dos sujeitos. Por outro lado, constamos que o principal motivo de eleição na procura do tratamento ortodôntico parece ser conectado com a estética.
- Implantologia e carcinoma na cavidade oralPublication . Simões, Tânia Sofia Silva; Ribeiro, Carlos ZagaloO carcinoma da cavidade oral consiste num problema grave de saúde a nível mundial, sendo considerado o sexto cancro com maior incidência no mundo. O cancro oral, juntamente com o seu tratamento, desenvolve complicações funcionais para o paciente oncológico, tais como, disfagia, disgeusia, alterações na fonação, na respiração e complicações estéticas, afetando a sua autoestima e autoconfiança. O papel do médico dentista é primordial para o diagnóstico precoce de lesões malignas, sendo a intervenção precoce o parâmetro mais importante para se obter resultados positivos. Além disso, também desempenha um papel importante no acompanhamento antes, durante e após a terapêutica do paciente. A reabilitação oral, em pacientes oncológicos, é considerada um desafio para os profissionais de saúde. Todavia, os implantes têm vindo a revolucionar a reabilitação oral e a evidenciar ser uma opção segura, mostrando resultados favoráveis para melhorar a qualidade de vida do paciente. Com a realização desta monografia tenciona-se abordar a importância do médico dentista na área do cancro oral, desde o seu diagnóstico, o acompanhamento durante todas as fases de tratamento, incluindo a reabilitação oral com implantes dentários e a sua taxa de sucesso.
- A documentação da medicina dentária como fator de identificação na medicina forensePublication . Nery, Laura Capuano; Fernandes, Eduardo Barros; Antunes-Ferreira, NathalieA documentação na área da Medicina Dentária desempenha um papel crucial na identificação de indivíduos em casos de Medicina Forense. Esta revisão de literatura tem como objetivo analisar a importância da documentação dentária no processo de identificação forense, investigando como os registos dentários podem fornecer informações essenciais para a determinação da identificação de um indivíduo. Os médicos dentistas desempenham um papel vital nos desastres em massa, utilizando as competências e experiência. A comparação dentária forense é um dos três principais identificadores designados pela INTERPOL (Organização Internacional de Polícia Criminal) para uso na identificação das vítimas. Um resultado positivo é suficiente para a identificação pessoal sem maiores apoios de outros métodos. Atualmente existem técnicas e tecnologias que garantem resultados precisos e sustentam as conclusões do médico dentista forense perante um Conselho de Identificação. O presente estudo visa rever as principais técnicas e métodos utilizados na medicina dentária forense, incluindo radiografias dentárias, fotografias, moldes, análise de características individuais, como arcadas dentarias, estruturas ósseas, tratamentos dentários prévios, bem como outras técnicas. Serão também abordadas as limitações e os desafios encontrados nesse processo, como ausência de registos dentários prévios, falta de padronização no arquivamento do processo médico dentário. Além disso, foi analisada a importância dos registros dentários feitos pelo médico dentista. Bem como os protocolos e diretrizes preconizados mundialmente para garantir precisão, confiabilidade e admissibilidade dos dados dentários em processos judiciais e reconhecimento de vítimas. No contexto da medicina dentária forense, a importância de uma documentação adequada é primordial para a avaliação da identidade de uma pessoa, auxiliando na investigação de crimes, resolução de casos de desaparecimentos e na repatriação de corpos. As informações que são obtidas através da documentação podem ser cruciais para a resolução dos casos. Para realizar esta revisão bibliográfica foram utilizados os motores de pesquisa da PubMed® e Google Académico.
- Adaptação transcultural e validação do SMAQ-12 na população portuguesaPublication . Gobin, Eloïse Isabelle; Machado, Vanessa; Pinto, Catarina Pequito Izidoro de SousaBackground: Periodontal maintenance (PM) prevents the progression of periodontitis and tooth loss. Throughout the process, patient compliance plays a critical role, and therefore measuring the self-individual’s ability to manage their periodontal disease may improve periodontal health in the long term. The Self-Management Aptitude Questionnaire (SMAQ) is considered a tool that can potentially assess periodontitis self-management. Objectives: We aimed to cross-culturally adapt and validate the psychometric impact of the SMAQ short-form (SMAQ-12) to Portuguese population. Materials and Methods: The SMAQ-12 was translated and adapted according to international guidelines. In this cross-sectional study, we enrolled 280 participants with chronic periodontitis from the Department of Periodontology of the Egas Moniz Dental Clinic. Participants completed the Portuguese version of the SMAQ- 12 (SMAQ-12-PT), a 12-item scale with three conceptual domains (role management, medical management, and emotional management). Content validity, construct validity, international consistency and test-retest reliability were used to estimate biometric proprieties. Results: The SMAQ-12-PT showed an intraclass correlation coefficient (ICC) values of 0.90, and a 95% confidence interval (0.79; 0.95, p<0.001), with values for the Cronbach’s alpha coefficient of the subconstructs ranging from 0.78 to 0.94. Confirmatory factor analysis (CFA) revealed adequate model fit, with the comparative fit indexes (CFI) of 0.853, the goodness-of-fit of 0.947 and the root mean squared error of approximation (RMSEA) of 0.052. Conclusions: The SMAQ-12-PT was found to be a valid and reliable instrument in the Portuguese population. Disease management representation for the specialty of Periodontology and its impact on periodontal appointments and should be evaluated in future studies.
- Insucesso na área da implantologia em pacientes neurologicamente comprometidosPublication . Fernandes, Patrícia Vanessa Veríssimo; Evangelista, José GrilloO tratamento de pacientes com alterações neurológicas pode ser desafiador, tanto para o seu cuidador como para os prestadores de cuidados de saúde (Pynn, 2014). Estima-se que em 2017 cerca de 50 milhões de pessoas a nível mundial tinham demência, com previsão de que a cada vinte anos ocorra a duplicação desta taxa, segundo dados da Alzheimer Disease International (ADI) (Morgan, 2017). Nesse seguimento, a doença de Alzheimer apresenta-se como a patologia neurodegenerativa mais comum após a doença de Parkinson. Afetando de modo mais especifico a população acima de 60 anos. Esta doença induz uma grande dependência nas pessoas afetadas, nomeadamente nos cuidados de saúde oral. Nos indivíduos idosos a doença de Parkinson, é a segunda causa de incapacidade motora, de origem neurológica, após os acidentes vasculares cerebrais (Haute Autorité de Santé, 2016). A reabilitação oral selecionada, inclusive a opção protética com implantes, devem sempre avaliar requisitos referentes à saúde oral, tais como, o estado funcional e cognitivo do paciente. A reabilitação oral implementada e bem-sucedida depende também da capacidade e motivação do doente (Müller, 2014). É importante a estratégia adotada para o plano de tratamento, deve ter em conta desafios físicos e psicológicos associados à própria doença e a gestão do paciente deve ser adequada às suas necessidades (Haralur, 2015).