Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-11"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Centro Hospitalar Póvoa de Varzim Vila do Conde - Um Novo OlharPublication . Coutinho, Priscila; Mendes, SérgioCom o intuito de tornar mais operacional os hospitais distritais da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, foi gerado, no ano de 2000, o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim Vila do Conde. Idealizado como solução atenuante das adversidades causadas pela ausência de uma unidade hospitalar apropriada e capaz de responder às exigências da população, o CHPVVC efetivou, durante as últimas décadas, a missão que lhe incumbiram. É notório, entretanto, a necessidade de se revitalizar a sua estrutura, (1) tanto a nível funcional, uma vez que as edificações que o comportam adaptaram o programa de necessidades de maneira contingente, o que resultou em fluxos divergentes e problemáticos, além de se encontrarem debilitadas, sobrecarregadas e impossibilitadas de se expandir, (2) quanto a nível sensorial, pois apresentam características disfuncionais que não contribuem com o objetivo do hospital contemporâneo, que é o de proporcionar bem-estar. Constatada a premência para a construção de um novo hospital, este trabalho de mestrado apresenta uma alternativa de projeto que pretende assumir o paradigma que a medicina contemporânea propõe, ao desenvolver o programa funcional existente no CHPVVC e atribuir-lhe um novo olhar. Também será apresentada uma breve explanação sobre a evolução do hospital e da medicina, a fim de elucidar a configuração da instituição de saúde da atualidade, baseada nas “três revoluções da medicina” e nos modelos de saúde que decorreram a partir do final do século XVIII. Fundamentada em pesquisas bibliográficas e na análise de projetos conceituais disserta-se esta atividade.
- Reabilitação da Comunidade de CortegaçaPublication . Soares, Francisco; Mendes, SérgioCom este trabalho pretendo apresentar uma proposta de um equipamento que visa dar apoio à pesca e à comunidade da freguesia de Cortegaça e arredores, assim como a reabilitação do Bairro SAAL da Praia de Cortegaça desenvolvido pelo arquitecto António Moura. Para o projecto do equipamento, foram estudados diversos regulamentos como o POOC e o PDM de Ovar para perceber onde seria possível construir um edifício desta envergadura. Foram feitos diversos estudos de possíveis programas de acordo com os diálogos que foram realizados com a comunidade em questão. Relativamente à reabilitação, foi feita uma pesquisa mais aprofundada com o intuito de encontrar uma base de trabalho. Foi possível entrevistar o autor do projecto e ter acesso às peças originais do mesmo. Com esta proposta, tentei responder às necessidades existentes, através da organização interior e exterior das habitações e do conjunto habitacional. Reabilitar esta comunidade, assegurar postos de trabalho mais seguros, serviços inexistentes, assim como habitações mais saudáveis e confortáveis foram as premissas mais relevantes que suportam este trabalho de projecto
- Enfermagem de reabilitação à pessoa após AVC: programa RIRPublication . Silva, Raquel Alexandra; Marques, Goreti Filipa Santos; Araújo, Patrícia Maria CorreiaIntrodução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) manifesta-se através de défices neurológicos que se prolongam além das 24 horas, considerando-se a principal causa de morbilidade e mortalidade a nível mundial (World Health Organization [WHO], 2018). Dados estes que justificam uma necessidade de evoluir em métodos eficazes na reabilitação à pessoa após AVC (Benjamin, et al, 2018). O ritmo tem demonstrado inúmeros benefícios na reabilitação à pessoa com problemas neurológicos destacando-se ganhos a nível motor e cognitivo (Silva, Ribeiro, & Neves, 2019). Por conseguinte, considerou-se pertinente cooperar no desenvolvimento e sustentação de uma intervenção autónoma do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER). Objetivos: Construir o programa de reabilitação com integração de ritmo; Validar o conteúdo do programa de reabilitação com integração de ritmo através da técnica Delphi; Verificar a exequibilidade do programa de reabilitação com integração de ritmo. Material e métodos: Foi delineado um estudo descritivo, que se divide em três etapas: Desenvolvimento de uma Intervenção Complexa com base na guideline descrita pela Medical Research Council; Validação do programa com recurso ao teste Delphi; Estudo Piloto do programa de reabilitação com integração de ritmo. Resultados: Sustentada na evidência científica construiu-se um programa de reabilitação com integração de ritmo. Ainda assim, considerou-se pertinente validar o programa construído em consenso de peritos através do teste Delphi. A fase de validação do Programa de Reabilitação com Integração de Ritmo (Programa RIR) consistiu em duas rondas, com necessidade de alguns ajustes no cluminar da primeira, no que concerne ao tipo de música eleita pelo investigador. Na segunda ronda obteve-se 100% de concordância entre peritos. Por fim, o Programa RIR constatou-se ser exequível, tendo por base alguns ajustes. Conclusão: Visto estar garantida a validação e exequibilidade do Programa RIR, importa prosseguir com estudos por forma a verificar a efetividade do mesmo.
- Relatório de Estágio: Lutecia Smart Design HotelPublication . Bhanji, Nazir Amirali; Marques, GabrielaO presente trabalho surge no âmbito do estágio curricular ocorrido no Lutecia Smart Design Hotel em Lisboa, de modo a complementar o Mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria, na Universidade Europeia. Desta forma optei pelo estágio curricular com uma duração de seis meses tendo sido iniciado a 1 de julho de 2019 e terminado a 1 de janeiro de 2020, com o intuito de adquirir ferramentas, competências e conhecimentos necessários, de modo a obter uma rápida integração no mercado de trabalho. Ao longo do estágio, houve duas folgas rotativas durante a semana sendo que o horário de trabalho foi entre as 09:00h e as 17:00h. O Mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria impõe um forte complemento operacional dada a sua abrangência. É capaz de munir os futuros profissionais de competências e valências, fazendo uma ponte de ligação entre a componente prática correspondente a uma realidade laboral e a componente teórica ministrada nas aulas. O departamento de Food and Beverage na hotelaria possui determinadas particularidades em relação à sua estrutura funcional. Dificilmente se trata de um só restaurante ou bar, mas sim de um conjunto de serviços, distribuídos em vários pontos de venda, porém no mesmo estabelecimento. O estágio no Lutecia Smart Design Hotel deu-me a oportunidade de exercer as mais variadas atividades inseridas neste departamento. Tais como, serviços pequenos almoços, almoços e jantares, métodos utilizados no bar, conhecimento das práticas utilizadas no economato e numa fase final, organização de eventos. Este relatório tem como principal objetivo retratar o funcionamento de um hotel de quatro estrelas, ou seja, a sua organização interna no que toca a um dos mais abrangentes departamentos de um hotel- Food and Beverage. Deste modo, não só será caracterizado o estabelecimento hoteleiro onde o estágio foi efetuado, como também serão descritas as atividades efetuadas ao longo do estágio. Será também apresentada uma análise SWOT do departamento de F&B de modo a efetuar por sua vez, uma análise de correlações com o objetivo de encontrar estratégias que minimizem as fraquezas deste estabelecimento através de uma proposta de valor.