Browsing by Issue Date, starting with "2019-06-17"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Proximidade e a Polícia Nacional de Cabo Verde: desafios e trajetóriasPublication . Pereira, Danielson Almeida; Poiares, Nuno Caetano Lopes de BarrosAtualmente há cada vez mais a necessidade da aproximação entre polícias e cidadãos face às novas exigências securitárias da sociedade Cabo-verdiana. Para tal, é importante que a polícia consiga essa aproximação e responder às necessidades e desafios, de modo eficaz. O policiamento de proximidade ou comunitário divulga-se como uma das melhores estratégias de atuação junto das sociedades. Contudo, para a implementação desse modelo são necessárias algumas modificações no seio das organizações policiais. A Polícia de Cabo Verde tentou implementar esse modelo de policiamento em 2003, mas não foi possível a consolidação por causa da sua cultura organizacional que não estava preparada para absorver a dinâmica que este modelo estabelecia. Todavia, em 2017 foi criada uma Diretiva com o desígnio de ser implementado esse modelo. Nesta sequência está a decorrer um projeto piloto para a sua implementação. Na presente investigação pretendemos apurar através de um estudo de caso, se existe atualmente uma cultura organizacional favorável à implementação do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP) na cidade da Praia, onde está a decorrer o projeto piloto em duas esquadras do Comando Regional da Praia. A metodologia desta investigação incluiu, além da revisão do estado da arte, o recurso às técnicas de entrevista, análise estrutural e análise de conteúdo. As entrevistas realizadas a informantes chaves, atores internos e externos, possibilitaram um conhecimento mais aprofundado sobre a Polícia Nacional de Cabo Verde, em particular na cidade da Praia. Após a aplicação e análise dos dados obtidos através das entrevistas, foi possível verificar que existe uma cultura organizacional favorável à implementação do MIPP.
- A segurança e a violência doméstica: o paradigma da cidade do PortoPublication . Ferreira, Luís Manuel Pereira; Correia, Eduardo PereiraA violência doméstica é um fenómeno universal e transnacional que, alicerçada nas consequências nefastas que encerra, nos impactos disruptivos e na elevada taxa de prevalência, se consubstancia num desafio acrescido para a segurança. As forças de segurança desempenham um papel preponderante na resposta ao flagelo da violência doméstica. No entanto, face à complexidade deste fenómeno urge a necessidade de uma intervenção multidisciplinar, articulada e concertada entre os vários setores da sociedade que possibilite uma atuação célere e eficaz de proteção das vítimas e de responsabilização dos agressores, garantindo uma maior e profícua operacionalização da segurança. O presente trabalho de investigação evidencia que é fundamental a especialização de recursos policiais e do sistema de justiça criminal na resposta à violência doméstica e, concomitantemente, demonstra que o programa “Um Passo Mais”, implementado na cidade do Porto, emerge no panorama securitário português como um modelo de resposta que deve ser replicado em outras cidades de Portugal.
- Plano estratégico de desenvolvimento para o Município de Oliveira do HospitalPublication . Santos, Francisco José dos
- A tomada de decisão em operações de fiscalização de trânsito: um estudo em ambiente realPublication . Alves, Carina Calete; Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes Gouveia; Felgueiras, SérgioA tomada de decisão está intimamente relacionada com o ser humano, sendo parte integrante do seu quotidiano. No processo decisório o Homem é sujeito a limites de tempo, a informação incompleta e à impossibilidade de a processar toda, e à mutabilidade do ambiente real. Além destes constrangimentos, o decisor policial enfrenta diariamente situações que o obrigam a tomar decisões céleres e por vezes sob stress, desenvolvendo a sua atividade num ambiente complexo e sujeito a dinamismos constantes. Para superar estas limitações, o decisor auxilia-se de estratégias que simplificam a sua atuação fazendo com que deixe de procurar alcançar decisões ótimas para tentar obter decisões satisfatórias. Este estudo insere-se na linha de investigação do Laboratório de Grandes Eventos do Centro de Investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna sobre a tomada de decisão na atividade policial. Teve como objetivo compreender como os polícias da Divisão de Trânsito do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública tomam decisões em operações de fiscalização de trânsito, tendo como base a tomada de decisão naturalista. Realizou-se um estudo qualitativo em contexto naturalista acompanhando 18 polícias em nove operações de fiscalização de trânsito. Os dados recolhidos através da técnica pensar alto retrospetivamente e de entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados possibilitam entender o processo decisório dos polícias e as pistas informativas a que atendem para mandar parar um veículo. Realizou-se um segundo estudo, recorrendo à teoria da deteção de sinal, com o intento de estudar a validade das pistas informativas utilizadas nas decisões.
- A gestão da identidade e imagem na polícia da República de Moçambique: a emergência de um novo paradigmaPublication . Assane, Salimo; Dias, Eurico GomesA identidade e a imagem revelam-se elementos imprescindíveis para a sobrevivência e sucesso de uma determinada organização. Se outrora estes conceitos eram concebidos intrinsecamente pelos seus membros, as novas conceções no contexto organizacional exigem que se estabeleça um paradigma em rede sustentado em parceria com os demais atores do tecido social. Não pela influência associada aos comportamentos e desempenho da própria organização e/ou dos fatores subjetivos, designadamente a cultura e a ideologia organizacionais, mas na essência da comunicação por si estabelecida, bem como na pertinência do relacionamento prosseguido pela organização com a sociedade. Sob o título “A Gestão da Identidade e Imagem na Polícia da República de Moçambique: a emergência de um novo paradigma”, a presente investigação pretende expor o processo de consolidação da identidade da PRM, analisando estratégias e projetos do Departamento das Relações Públicas na gestão e promoção de uma imagem positiva junto do público. Nesta senda, considerando que a PRM encontra-se inserida num meio globalizado e em permanente adaptação às circunstâncias, influências, condicionantes externas e a uma constante necessidade de feedback, é indispensável para uma polícia moderna, granjear um paradigma capaz de traduzir uma abordagem lógica que sintetize a forma como a PRM se vê a si própria e como gostaria de ser vista no exterior. Nesse sentido, a política comunicacional constitui um dos principais instrumentos de coesão e difusão de informação ao público externo e interno com o objetivo de consolidar a identidade organizacional e estabelecer uma imagem favorável. Como resultado, verificou-se que a PRM não dispõe de uma estratégia comunicacional concreta capaz de nortear as atividades quotidianas na gestão da sua identidade e imagem, limitando-se a orientações abstratas e discricionariedade interventiva do profissional da área das Relações Públicas.
- O crime de linchamento no centro de Moçambique: o caso da província de SofalaPublication . Gungunhana, Nelito da Silva Armando; Machado, PauloNo âmbito deste trabalho, o linchamento, objeto do nosso estudo, é definido como o conjunto de atos violentos praticados por populares em multidão, que culminam, geralmente, com a execução sumária de supostos criminosos, sem o devido processo legal. Assim, dada a complexidade do tema e a diversidade de contextos que o abrange sugere que sejam desenvolvidas diversas perspetivas de estudo. Por isso, estabelecemos limites para o nosso trabalho, tendo como objetivo fundamental: estudar o crime de linchamento na Província de Sofala, tomando como série temporal as ocorrências de 2008 a 2017, mais especificamente para descrever e caracterizar, bem como conhecer o modo como a PRM o encara, para depois propor estratégias policiais de prevenção e combate do mesmo. Recorrendo à análise de conteúdo dos relatórios, designadamente da PGR e do INE, dos vídeos publicados no YouTube e de notícias de jornais, as constatações fundamentais do nosso estudo mostram que existe um conjunto de elementos situacionais, tais como condições dos bairros e de vida urbana descritas como precárias, a fragilidade do sistema de justiça criminal formal face à criminalidade em geral, e as formas de manifestações que estabelecem uma simetria entre o quadro geral de segurança e criminalidade que, simultaneamente, justifica o crime de linchamento. Nesta perspetiva, o linchamento aparece como produto de uma insatisfação popular não só pelas formas violentas do crime, mas de contestação ao poder do Estado que não consegue evitar a ocorrência da criminalidade, pelo menos de forma suficiente. Assim, podemos crer que se trata de uma forma de responder ao próprio sistema de justiça criminal que se encontra distante e funciona de modo incompreensível para o cidadão. Porém, uma análise mais profunda remete-nos para dimensões de caráter social. Nesta perspetiva, o linchamento aparece, adicionalmente, como tentativa de restruturação e restabelecimento da coesão e das relações de vida em sociedade, levando à exclusão de quem pratica comportamentos desviantes, aparentemente os mais graves, mantendo a soberania das comunidades na aplicação da justiça e na própria regulação social.
- O processo de seleção e recrutamento: um estudo de caso na polícia nacional de AngolaPublication . Ferreira, Pedro Manuel; Mendes, João Fernando de Sousa; Machado, Artur da RochaNos dias de hoje as organizações vivem o grande desafio de selecionar e recrutar futuros quadros com capacidades e devidamente qualificados para ingressarem na organização e desempenhar as funções para que foram contratados. Diante deste paradigma, a organização deve conhecer as melhores formas de selecionar funcionários e saber avaliar os mesmos de acordo com processo de recrutamento e seleção implementado pelo DRH dentro da organização. A Polícia Nacional de Angola (PNA) não é uma exceção quanto a este paradigma, sendo ela uma organização com necessidades de reforçar cada vez mais o seu quadro de funcionários este deve rever o seu processo de recrutamento e seleção de candidatos de maneira a alcançar os seus objetivos. A pressente dissertação tem como objetivo analisar o processo de recrutamento e seleção desenvolvido na PNA, de acordo com decreto-lei nº 117/08 de 22 de outubro, identificando todas as fases do referido processo analisando e comparando-o posteriormente com o modelo de outras organizações e, se for caso disso, propor melhorias em função do que é vigente noutras polícias. Após o estudo de caso desenvolvido na PNA junto dos seus efetivos, conclui-se que o modelo praticado na PNA não parece adequado em função das exigências de segurança interna de Angola, pelo que a PNA deve criar um modelo específico adequado que vise tratar de forma exclusiva esta matéria com todos os passos que um processo de recrutamento e seleção deve conter.
- Relatório de Estágio Curricular no Hotel Vila Porto MarePublication . Chaves, LíciaO presente Relatório de Estágio Curricular integra-se no âmbito da Licenciatura em Organização e Gestão Hoteleira, e pretende descrever diversas atividades desenvolvidas durante o período de estágio no Hotel Vila Porto Mare.
- Penha Longa Resort: Departamento WellnessPublication . Reis, Ricardo Júlio dos Santos; Monteiro, AnabelaO presente relatório tem por base o estágio curricular realizado no Hotel Penha Longa Golf Resort entre as datas de 01de Setembro de 2018 e 17 de Outubro de 2018, com vista à aquisição do grau de Mestre em Gestão do Turismo e Hotelaria na Universidade Europeia. Este relatório apresenta uma revisão de literatura onde são abordadas temáticas como a contextualização do turismo de Saúde e Bem-Estar, assim como toda uma descrição da unidade hoteleira acolhedora das funções desempenhadas durante o período de duração do estágio. Todo o estágio foi realizado no departamento de Spa e Wellness, essencialmente nas instalações do Wellness. A integração foi feita na parte operacional do serviço, devido às elevadas afluências de hóspedes que se registaram, permitindo assim um maior contacto com os hóspedes por forma a criar interações com os mesmos.