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- The Need of Continuous Teachers Training in the Coaching of Vocational EducationPublication . Casanova, Maria Prazeres; Santos, Cristina; Silva, Maria AdelaideThe accelerated changing of the social, economic and political world, makes new individual and social requirements at the development of human resources level, arise, particularly from the teachers who teach courses in vocational education.
- Culturas de rendimento e Insegurança Alimentar no Leste da Guine-BissauPublication . Santos, Pedro Miguel Palma dos; Oliveira, Maria de Fátima Lorena de OliveiraO debate em torno do impacte das culturas de rendimento na segurança alimentar tem sido intenso, encontrando-se na literatura bons argumentos a favor e contra a orientação para o mercado por parte dos pequenos agricultores de países em vias de desenvolvimento. Este trabalho desenvolvido na Guiné-Bissau e focado no caju como cultura de rendimento procura constituir-se como uma contribuição para o estudo desta temática. Desde os anos 80, a promoção do cultivo do caju pelos pequenos agricultores foi feita usando o arroz importado como "moeda de troca" direta - sob proposta do Banco Mundial no quadro das medidas de ajustamento estrutural e liberalização da economia-, tendo a noz de caju se transformado no principal produto agrícola de exportação do país. Face a um conjunto de condições mencionadas por alguns autores, como as políticas agrícolas e de mercado seguidas pelo Estado guineense, as mudanças climáticas que têm vindo a fragilizar a produção de alimentos e os constrangimentos em mão-de-obra - durante os picos de trabalho das culturas anuais - devido à emigração e à escolaridade crescente dos jovens, pretendemos aqui estudar como responderam os agricultores da região Leste do país a estes desafios e que consequências teve a adoção do caju na sua segurança alimentar. Palavras-chave: cultura de rendimento; culturas alimentares; caju; segurança alimentar; Guiné-Bissau
- Projeto: "Mudámos a Casinha"Publication . Condeixa, Joana; Gerardo, MariaO relatório final “Projeto: Mudámos a Casinha!” tem como finalidade investigar o brincar na segunda infância, principalmente o brincar ao faz-de-conta na área da Casinha. Após a observação em campo de estágio a questão que surge é: Como se organizam as crianças de 3/4 anos durante a brincadeira na área da Casinha? O brincar é uma atividade lúdica, que se quer prazerosa, livre, voluntária e agradável. Tem um papel muito importante no crescimento e desenvolvimento da criança, porque permite a maturação de capacidades cognitivas, a ampliação das relações sociais e a expansão de conhecimentos, potenciando o processo de aprendizagem. A brincadeira ao faz-de-conta favorece a utilização da imaginação e da criatividade numa constante adaptação da realidade conhecida. Esta investigação foi realizada numa instituição particular de solidariedade social, na freguesia de Benavente, que disponibiliza os serviços de creche, jardim-de-infância e centro de atividades e tempos livres. No entanto, o estudo desenvolveu-se com o grupo de crianças da sala dos 3 anos, que têm entre o 3 e os 4 anos de idade. Este trabalho é sustentado por um referencial teórico que engloba o modo como se brinca na infância, as diferentes fases de desenvolvimento da brincadeira, a componente social do brincar, a necessidade de estabelecer padrões de organização e a importância do brincar, que permitiram questionar a organização da brincadeira numa área de interesse específica como a área da Casinha. É um estudo qualitativo que utilizou a metodologia investigação-ação, recorrendo à observação, à tomada de notas de campo, à realização de entrevistas e aos registos fotográficos. Ainda que este estudo não permita generalizações, reflete-se sobre a realidade existente nesta sala em particular, sobre a importância e a influência do espaço e dos materiais na brincadeira e sobre o momento da arrumação.
- A importância do educador em contexto hospitalarPublication . Barata, Rita; Gerardo, MariaAo longo dos anos os educadores de infância têm vindo a conquistar espaço e respeito em termos profissionais. Contudo, em contextos de caracter não formal, como por exemplo nos hospitais, ludotecas, prisões e outros, a sua importância não é reconhecida. Na maior parte das situações os profissionais são considerados técnicos e não educadores de infância. O presente estudo visa compreender e analisar a importância do papel do educador de infância em contexto hospitalar, com o objetivo de compreender como se desenvolve o trabalho com as crianças e suas famílias e de que modo o projeto educativo serve de base para a concretização desse trabalho, bem como perceber se o educador sente necessidade de formação complementar e como se integra na equipa hospitalar. A metodologia utilizada para responder à problemática formulada pressupõe a recolha de informações, através da observação não estruturada direta/participante de forma artificial das crianças e educadoras em contexto hospitalar, mais precisamente no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. A pesquisa no terreno foi de janeiro a maio de 2014 no hospital acima identificado. Pretendi privilegiar o contacto direto com as situações e os protagonistas, utilizando como instrumentos de recolha de dados as notas de campo, registos diretos de situações observadas e entrevistas estruturadas às educadoras. Como meio suplementar de recolha e complemento de informação recorri a alguns registos fotográficos como complemento às notas de campo. Na presença destes resultados considera-se relevante a intervenção do educador no contexto hospitalar como estratégia para enfrentar a realidade da doença crónica ou ambulatória, a fim de atender adequadamente às necessidades das crianças e suas famílias. No trabalho desenvolvido pela equipa pedagógica, evidenciam-se as demonstrações de afeto que proporcionam o bem-estar às crianças e jovens em detrimento da concretização de atividades planificadas diária, semanal ou mensalmente.
- De que forma as relações parentais influenciam a construção do eu maternal na primeira infânciaPublication . Frazão, Paula; Garcia, MariaO presente estudo foi realizado no âmbito da área da Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré- escolar. A problemática estudada, De que forma as relações parentais influenciam a construção do Eu maternal na primeira infância, é fundamental para todo e qualquer ser humano que educa, uma vez que as relações parentais constituem a primária e primordial vinculação afetiva geradora de desenvolvimento integral na criança. O amor é o grande construtor do ser humano, capaz de fazer brotar o complexo caminho interior na construção maternal. Na envolvência das relações primeiras de vinculação, constrói-se a inteligência emocional, alicerce para as demais formas de inteligência. Se o homem se constrói a partir dos afetos investidos e continuados, uma criança impregnada de amor, é previsível que será ela própria a sua transmissora. Face ao tema que propus investigar surgiram as seguintes questões: Como é que a mãe perceciona as necessidades do seu bebé? A mãe revela conhecimento da importância que o processo de preparação da maternidade tem para a construção do Eu maternal na criança? Como é que a criança demonstra o processo de construção do seu Eu maternal? Concretizado segundo uma investigação qualitativa, baseada na recolha de dados, através de uma observação participante, de notas de campo e de entrevistas, este estudo surgiu a partir da experiência profissional realizada no decorrer do presente ano, com um grupo de 14 crianças de idades compreendidas entre os 21 e os 41 meses. Em mim própria, na qualidade de pessoa humana e educadora foi extremamente enriquecedor e fundamental a elaboração deste estudo, conduzindo-me a uma visão clarificadora na compreensão, entendimento e importância das relações parentais. Torna-se primordial o educador adquirir este processo de conhecimento, apropriar-se dele e ter consciência da sua importância face à sua influência na progressão do desenvolvimento da criança, conduzindo-o assim ao seu apoio e ao seu entendimento. Em suma, com este estudo concluo que a construção do Eu maternal na criança é fruto de uma multiplicidade de influências integrantes do seu próprio processo de construção de vida de que a mãe constitui uma referência fundamental. Dado o processo complexo que a natureza do tema comporta, constato ser esta uma resposta parcial para a resolução da problemática estudada.
- Search for supersymmetry in events with four or more leptons in $\sqrt{s}$ = 8 TeV pp collisions with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2876 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, Helmut
Results from a search for supersymmetry in events with four or more leptons including electrons, muons and taus are presented. The analysis uses a data sample corresponding to 20.3 fb−1 of proton-proton collisions delivered by the Large Hadron Collider at s=8 TeV and recorded by the ATLAS detector. Signal regions are designed to target supersymmetric scenarios that can be either enriched in or depleted of events involving the production of a Z boson. No significant deviations are observed in data from standard model predictions and results are used to set upper limits on the event yields from processes beyond the standard model. Exclusion limits at the 95% confidence level on the masses of relevant supersymmetric particles are obtained. In R-parity-violating simplified models with decays of the lightest supersymmetric particle to electrons and muons, limits of 1350 and 750 GeV are placed on gluino and chargino masses, respectively. In R-parity-conserving simplified models with heavy neutralinos decaying to a massless lightest supersymmetric particle, heavy neutralino masses up to 620 GeV are excluded. Limits are also placed on other supersymmetric scenarios.