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- Outsourcing nos serviços públicosPublication . Santos, MiguelNo dia-a-dia das organizações tomam-se decisões e realizam-se tarefas de modo a cumprirem os seus objectivos. Estas gerem recursos cada vez mais escassos, deste modo é necessário que haja uma boa empregabilidade dos mesmos. É fundamental que as organizações evoluam e adoptem mecanismos que lhes permitam facilitar processos e gerir recursos de forma económica, obtendo o máximo de eficácia e eficiência. Esta investigação foca-se no outsourcing de serviços, especial no catering. Efectua-se uma análise comparativa dos valores referentes ao serviço de alimentação na Sede da Academia Militar, entre a Manutenção Militar e duas empresas de catering. Este trabalho estrutura-se em três partes fundamentais. Primeiramente efectua-se o enquadramento teórico em que se aborda o conceito do outsourcing e a sua aplicabilidade na Academia Militar. Posteriormente, expõe-se o trabalho de campo, com uma análise e apresentação dos resultados obtidos durante as entrevistas, questionários e estudo de caso. Constat a-se que as pessoas se encontram satisfeitas com o serviço de catering na unidade analisada, tendo em conta as áreas relevantes apontadas pelos entrevistados. Por fim, tece-se as considerações finais e linhas futuras de investigação, onde se verifica que o catering é uma ferramenta vantajosa para a Academia Militar. Este pode ser a resposta para alguns dos actuais problemas, pois permite uma redução de custos e um elevado grau de satisfação.
- A reforma da gestão finaceira: O plano e o relatório de actividades como instrumentos de gestãoPublication . Inácio, Verónica Sofia RamosO presente trabalho de investigação aplicada com o tema “a Reforma da Gestão Financeira: o Plano e o Relatório de Actividades como Instrumento de Gestão”, tende a analisar o impacto da implementação e elaboração do Plano e do Relatório de Actividades na gestão da GNR, bem como, o envolvimento e comprometimento de todos os intervenientes necessários para a consecução dos mesmos. Este trabalho surge numa conjuntura de reforma da Administração Pública, mais concretamente na definição mais rigorosa da gestão corrente e no estabelecimento de princípios de organização interna, alterando substancialmente os procedimentos, as práticas e as rotinas dos organismos/serviços da Administração Pública, assim como na maneira de os gerir, consubstanciando um novo modelo de gestão pública. Aliás de outra forma não poderia suceder na GNR, atendendo a que tem vindo a modernizar o seu modelo de gestão numa preocupação contínua de dotar a organização de instrumentos, práticas e lógicas de gestão que lhe permitam racionalizar recursos, programar os seus investimentos, optimizar a sua actuação, reduzir a sua estrutura e simplificar os processos burocráticos. Na primeira parte, procura-se, consubstanciar os resultados e conclusões finais através da comparação dos conceitos apresentados na parte conceptual com a realidade da GNR e elencar um conjunto de temáticas que lançam as bases científicas e os fundamentos necessários para o tratamento e análise dos resultados obtidos, através de entrevistas, na pesquisa de campo, que configura a vertente prática contida na segunda parte deste trabalho. A investigação efectuada, no âmbito do tema do presente trabalho, permite concluir que existe uma tentativa da GNR em implementar as reformas da Administração Pública. Estas não têm sido totalmente conseguidas devido às condicionantes da dimensão ímpar e complexa da instituição GNR. Contudo, a GNR elabora o Plano e o Relatório de Actividades de acordo com a regras do Decreto-Lei n.º 183/96, de 27 de Setembro, harmonizado com a Lei n.º 66-B/2007, de 28 de Dezembro, o que permite verificar que é gerida por objectivos preocupando-se com a eficácia, eficiência e a qualidade do serviço, envolvendo dirigentes e chefias militares na construção, monitorização e controlo dos objectivos e metas programados no inicio do ciclo de gestão.
