Browsing by Author "Toledo, Isabela"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceção do portefólio multimodal como estratégia pedagógica na aprendizagem da escrita em contexto digitalPublication . Baptista, Dina; Pereira, Hawayla; Toledo, IsabelaA aprendizagem ativa é cada vez mais um dos pilares fundamentais do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. Nesta, o professor atua como um facilitador do processo de aprendizagem do qual o estudante passa a ser protagonista e corresponsável pela sua própria aprendizagem. Das várias estratégias possíveis da aprendizagem ativa, o portefólio assume-se, por um lado, como instrumento facilitador da construção do conhecimento e do desenvolvimento de competências fundamentais, como a autonomia ou a criatividade e, por outro lado, como estratégia de aprendizagem ativa e participativa, que favorece a autoavaliação e a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Através de um processo de (re)construção do conhecimento, que exige um trabalho reflexivo contínuo de interação entre docente e discente, o recurso ao portefólio também privilegia a autorregulação da aprendizagem, através de uma tomada de consciência gradual da aprendizagem por parte do estudante. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a estratégia pedagógica do portefólio individual, no sentido de compreender de que forma é que este favorece a aprendizagem da escrita em contexto digital o desenvolvimento de competências transversais, cada vez mais valorizadas pelas entidades empregadoras. Pretende-se analisar a perceção dos estudantes a respeito do processo de construção do portefólio, na unidade curricular de Escrita para Internet, integrada no mestrado em Marketing e Comunicação digital, ministrada na Universidade de Aveiro (Portugal). Depois de uma breve reflexão sobre estratégias de aprendizagem ativa, com particular enfoque no portefólio como estratégia focada na autorreflexão e no processo de aprendizagem, analisam-se os resultados de um inquérito por questionário, através do Software SPSS, aplicado aos estudantes da unidade curricular em análise, para avaliar a estratégia pedagógica aplicada. Por fim, tendo por base os resultados obtidos identificam-se potenciais constrangimentos e estratégias de melhoria para trabalhos futuros.