Browsing by Author "Sousa, Ana Andreia Ribeiro Martins de"
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- Comportamentos suicidários e expressão dramática :Publication . Sousa, Ana Andreia Ribeiro Martins de; Nabais, Luis de OliveiraO suicídio é a segunda causa de morte mais comum nas populações jovens dos 10 aos 24 anos, estimando- se que 4 milhões de adolescentes façam tentativas de suicídio e 164 mil o concretizem (Saunders & O‘Connor, 2012 e WHO, 2014). Este problema tem impacto ao nível das dimensões bio-psico-socio-emocionais e culturais dos próprios, família, amigos e sociedade, sendo a sua etiologia complexa e multifatorial. Desta forma, esta problemática carece de uma abordagem terapêutica pensada e refletida mediante as necessidades sentidas e verbalizadas pelos adolescentes. Tendo em conta estas questões é fundamental que, enquanto enfermeiros especialistas de saúde mental e psiquiátrica, nos debrucemos sobre esta temática para elaborar planos de ação concretos e eficientes, para a promoção da melhoria do estado de saúde mental desta população e suas famílias. Os objetivos delineados para este projeto prendem-se com a aquisição de competências especializadas, com a identificação e caracterização do padrão de comportamentos suicidários, bem como a implementação de um programa de intervenção, com um total de 8 sessões, num grupo aberto em contexto de internamento, com adolescentes dos 10 aos 17 anos, recorrendo à expressão dramática enquanto mediador expressivo-artístico. A metodologia utilizada foi qualitativa, socorrendo-se de instrumentos como o programa de intervenção com recurso à expressão dramática, observação direta, entrevistas informais, jornais de aprendizagem e consulta de documentação e registos clínicos, sendo a relação terapêutica o pilar de todas as intervenções realizadas. Foi ainda efectuada uma revisão da literatura, para fundamentação teórica das intervenções terapêuticas realizadas. A implementação do programa de intervenção com recurso à dramatização nos adolescentes com comportamentos suicidários foi um contributo positivo para demonstrar a importância da expressão dramática enquanto mediador expressivo-artístico, pois verificou-se que ajuda os jovens no conhecimento de estratégias para lidarem com as suas dificuldades, tomando consciência de si mesmos, readquirindo significado para as suas experiências, estimulando a sua criatividade e esponteneidade, e proporcionando uma consequente melhoria do seu estado de saúde mental.