Browsing by Author "Sottomayor, Carolina Diogo da Silva Santiago"
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- Práticas pedagógicas no jardim-de-infância. Estratégias promotoras de interações positivasPublication . Sottomayor, Carolina Diogo da Silva Santiago; Mestre, AméliaA presente investigação insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado para a Docência em Educação Pré-Escolar, com um grupo de 20 crianças de 4 anos na rede privada de Lisboa. No jardim-de-infância a criança tem a oportunidade de alargar o seu mundo social pois a interação com o outro contribui para que se desenvolva social e emocionalmente. Partindo deste pressuposto, tomou-se por objetivo principal selecionar e implementar práticas educativas suscetíveis de influir nas relações sociais do grupo e na melhoria do autoconceito. As estratégias compreenderam o trabalho cooperativo (a pares e em pequeno grupo), o incentivo, o reforço positivo e a valorização da interdependência positiva. A investigação baseia-se num design de investigação-ação, num paradigma interpretativo. Como metodologia predominantemente qualitativa aplicaram-se o Teste Sociométrico, a Escala Pictórica de Perceção de Competência e Aceitação Social para Crianças em idade Pré-Escolar, a observação participante, os registos fotográficos, as notas de campo e os relatórios semanais de estágio. O estudo desenvolve-se ao longo de três fases: a pré-intervenção, a intervenção e a pós-intervenção. Na intervenção realizaram-se atividades cooperativas em pequeno grupo ou a pares, em que os membros de cada grupo de trabalho eram escolhidos de forma propositada tendo em conta a sua posição sociométrica no grande grupo. No fim de qualquer atividade cada pequeno grupo fazia a sua auto e heteroavaliação e aí refletia-se sobre a importância do contributo de cada membro do grupo, o modo como tinha sido feito o trabalho e como melhorá-lo. Nestes momentos o adulto reforçava positivamente e valorizava a interdependência positiva observada. Os resultados evidenciam a importância de selecionar estratégias adequadas, como o trabalho cooperativo, a valorização e o reforço positivo, para promover uma interdependência positiva e consequentemente influenciar de forma positiva as interações e o autoconceito do grupo.