Browsing by Author "Silva, Valdete de Sousa"
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- EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRALDA TEORIA À PRÁTICA NAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO DE SÃO LUÍS E SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MARANHÃO, BRASILPublication . Silva, Valdete de Sousa; Almeida, Ana PatríciaA Educação em Tempo Integral é uma concepção de ensino que vem ganhando espaço no contexto pedagógico e no ordenamento jurídico brasileiro, mesmo que timidamente. É uma proposta educativa que não se limita na majoração do tempo de permanência na escola, mas implica na garantia de um tempo qualificado. Como proposta nacional de Educação em Tempo Integral, registra-se o Programa Mais Educação, o qual é diferenciado nas redes estaduais e municipais do país, pois elas buscam atender à realidade local. Com essa convicção, desenvolveu-se um estudo sobre a educação em tempo integral, objetivando conhecer e descrever o seu processo de implementação no Liceu Ribamarense e na Creche Escola Maria de Jesus Carvalho – escolas da rede pública municipal São José de Ribamar e de São Luís, respectivamente, ambos da Região Metropolitana. Para isso, utilizou-se uma metodologia que conjuga instrumento de natureza quantitativa e qualitativa, cuja pesquisa caracterizou-se por uma abordagem de análise teórico-empírica, em que se teve como base de investigação as informações adquiridas no campo de pesquisa e sua fundamentação nas fontes bibliográficas disponíveis na literatura pertinente. Desse modo, apresenta-se o estudo em duas partes distintas e complementares, sendo que a primeira traz a parte teórica que vai dos aspectos conceituais, políticos-legais, perpassando por uma discussão em torno da educação como política de Estado, currículo e aprendizagem, tempo e espaço com qualidade, formação, valorização dos professores e administração educacional até a escola em tempo integral no Brasil e no Maranhão. A segunda parte do estudo traça o percurso metodológico da pesquisa e apresenta a análise e discussão dos resultados, integrando as informações adquiridas no campo com o quadro teórico. Dentre os resultados obtidos, destacam-se: a Educação em Tempo Integral vai além da extensão do tempo cronológico. Para os participantes, é um espaço de socialização e formação integral do ser humano; o Programa Mais Educação não contempla a proposta de Educação em Tempo Integral; o currículo da ETI passou por uma adequação; os gestores afirmaram que os docentes receberam qualificação para exercerem suas funções na ETI, mas os professores negam essa informação; Como vantagem, destacam-se o tempo majorado para trabalhar atividades diversificadas com os alunos e como desvantagens a transferência de responsabilidade dos pais para os professores pela educação dos filhos.