Browsing by Author "Silva, Tatiana Paiva da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O branding pessoal nas redes sociais e a sua influência na perceção de confiança dos consumidoresPublication . Silva, Tatiana Paiva da; Marques, Carlos ReisNum contexto de crescente valorização do branding pessoal nas redes sociais, esta investigação teve como objetivo compreender de que forma as perceções de autenticidade, consistência e valor percebido influenciam a confiança do consumidor em freelancers. Com base num modelo teórico sustentado nas escalas de Moulard et al. (2015), Sweeney & Soutar (2001) e Delgado-Ballester (2004), foi desenvolvido um questionário online aplicado a uma amostra de 302 participantes. Recorreu-se a métodos quantitativos de análise, incluindo estatística descritiva, testes de normalidade, correlações de Pearson, teste de Kruskal–Wallis e regressão linear múltipla (OLS). Os resultados revelaram correlações positivas e significativas entre todos os constructos analisados, sendo o valor percebido o preditor mais forte da confiança, seguido pela autenticidade e consistência. Verificaram-se ainda diferenças significativas entre grupos com diferentes níveis de experiência prévia com freelancers, particularmente nas variáveis autenticidade, valor percebido e confiança. Estes achados confirmam a relevância das dimensões do branding pessoal na construção de relações de confiança em ambiente digital, oferecendo contributos teóricos ao reforçar a aplicabilidade de modelos clássicos em contextos contemporâneos, e implicações práticas para freelancers que pretendem destacar-se e gerar credibilidade junto do seu público.
