Browsing by Author "Silva, Mariana Luísa Góis da"
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- O papel dos micro-influencers no processo de tomada de decisão do consumidor na HotelariaPublication . Silva, Mariana Luísa Góis da; Peres, Ana Rita de Deus Rocha Alves Peres daA presente dissertação tem o intuito de compreender qual o papel desempenhado pelos micro-influencers no processo de tomada de decisão do consumidor na hotelaria, através do estudo do perfil de alguns micro-influencers que partilhem conteúdos sobre hotéis portugueses, de forma a perceber, quais as características e fatores que contribuem para a influência da escolha de um hotel por parte do consumidor, e também, através do estudo do perfil do consumidor que segue estes micro-influencers, de forma a entender a sua motivação bem como os fatores que tornam a sua escolha influenciável. Para o efeito, para além da pesquisa efetuada através da revisão de literatura, foram realizadas entrevistas estruturadas a micro-influencers que partilham conteúdos sobre hotéis portugueses, e foram também realizados inquéritos a consumidores e seguidores desses micro-influencers. Através da análise de resultados verificamos que hoje em dia os micro-influencers já desempenham um papel relevante quanto à influência da tomada de decisão de compra do consumidor na área da hotelaria. Não só porque partilham conteúdos visuais e textuais que permitem ao consumidor formar uma ideia de como será a sua estadia, mas também porque, detêm algumas características e fatores como credibilidade, honestidade, simpatia, experiência vivida, originalidade, criatividade, qualidade e a atratividade dos conteúdos que partilham. O conjunto destas características e fatores faz com que os micro-influencers sejam considerados muitas vezes pelos seguidores como fontes de informação fidedignas e confiáveis. No entanto, no caso específico da hotelaria, existem ainda poucos micro-influencers não remunerados, sendo que, a maioria dos influencers desta área são macro ou mega-influencers, o que significa que já recebem algum tipo de remuneração para desenvolver o seu trabalho. Assim, os micro-influencers na área da hotelaria, são um instrumento de informação ainda em desenvolvimento, mas já de alguma forma relevante para o consumidor.
