Browsing by Author "Silva, Francisca Ferreira da Costa e"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Planeamento estratégico e desenvolvimento de destinos turísticos : plano de desenvolvimento do turismo para o concelho de OvarPublication . Silva, Francisca Ferreira da Costa e; Gustavo, Nuno SilvaO crescimento e desenvolvimento significativo do turismo nos últimos anos contribuiu para a mudança de paradigma do turismo com o surgimento de novos produtos, novos mercados e novos destinos, cada vez mais segmentados e especializados. Além disso, a evolução tecnológica que facilitou o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, com um papel crucial no momento da escolha da viagem, resultou no aparecimento de um novo turista mais informado e mais exigente. Em suma, atualmente assistimos a um mercado turístico diversificado, exigente e competitivo, em que o esforço para atingir a vantagem competitiva face à concorrência é fundamental para garantir o sucesso. Além disso, o boom do setor alertou para os impactes negativos que a atividade turística pode trazer à comunidade local aos níveis económicos, socioculturais e ambientais, sendo fundamental o controlo e monitorização a fim do seu desenvolvimento sustentável. É nesse sentido que o estudo da competitividade dos destinos, assim como o seu planeamento e gestão, tem vindo a ser um tema crescentemente abordado na literatura, assim como aplicado a nível prático por parte das entidades responsáveis dos destinos. Nessa medida, o presente trabalho de projeto pretende a aplicação dos conceitos da competitividade, planeamento e gestão dos destinos turísticos num modelo de desenvolvimento turístico para o concelho de Ovar, materializando-se este estudo numa proposta de Plano Estratégico. Após uma abordagem teórica acerca da competitividade, planeamento e gestão dos destinos e da conceção de produtos turísticos, o projeto seguirá o modelo de desenvolvimento estratégico sugerido pela UNWTO (2007) que corresponde a três fases: Onde estamos? Onde queremos estar? Como chegar lá? A primeira fase corresponderá à análise da competitividade do destino, sob um modelo que procura o estudo da Oferta e Procura Turística, as Condições Estruturais, a Comunidade local e a Gestão do destino. Este estudo permite a perceção do volume e crescimento da atividade turística, assim como da satisfação dos turistas e residentes e da performance dos intervenientes do setor, auxiliando na identificação dos pontos fortes, oportunidades e produtos estratégicos do destino, bem como dos seus pontos fracos ao nível da oferta, ameaças e gaps na gestão e promoção do destino. Estudadas pormenorizadamente as várias vertentes da competitividade do destino, segue-se a elaboração da Estrutura Estratégica que englobará propostas ao nível da definição da Visão, Posicionamento e Objetivos (Onde queremos estar?), seguida da definição dos produtos, eixos e medidas estratégicas para o desenvolvimento turístico do destino (Como chegar lá?).