Browsing by Author "Silva, Alexandra Pinho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Publicidade com um propósito social: contributos para compreender o impacto do social advertising no comportamento do consumidorPublication . Silva, Alexandra Pinho; Silveira, Patrícia; Ramalho, Joana LourençoO presente trabalho tem como objetivo contribuir para investigar o impacto que o social advertising pode apresentar no comportamento do consumidor. Pretende-se contribuir para sustentar hipóteses sobre a forma como o social advertising é percebido pelos consumidores e o impacto que pode ter no seu processo de tomada de decisão de compra. Do ponto de vista teórico, procurou-se contextualizar e definir os principais conceitos do estudo: comportamento do consumidor, social advertising e brand authenticity. A metodologia adotada, focalizada na população de consumidores entre os 18 e os 65 anos em Portugal, foi de natureza mista. Por um lado, foi aplicado um método de natureza qualitativa – grupo focal – tendo em vista a análise da perceção do social advertising por parte dos consumidores. Por outro, foi levado a cabo um método de natureza quantitativa – inquérito por questionário – tendo em vista a análise do impacto do social advertising no processo de tomada de decisão de compra dos consumidores. A investigação permitiu identificar insights estratégicos e relevantes para o aperfeiçoamento das campanhas de social advertising de marcas assim como contribuir para a compreensão do nível de consciencialização que este tipo de campanhas apresenta no consumidor.