Browsing by Author "Serra, Ana Raquel Alves"
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- Cirurgia de ambulatório em pediatria :Publication . Serra, Ana Raquel Alves; Diogo, Paula Manuela JorgeO processo cirúrgico e a hospitalização são frequentemente eventos geradores de emoções de tonalidade negativa nas crianças e nas suas famílias, mesmo quando se trata de cirurgias em regime de ambulatório. Durante o pré-operatório, as crianças e os seus familiares enfrentam uma panóplia emocional. A gestão adequada dessas emoções é crucial não apenas para o bem-estar da criança, mas também para a eficácia da intervenção cirúrgica e a experiência global da criança e família neste processo. Neste contexto, as intervenções de enfermagem desempenham um papel fundamental na gestão emocional da criança e família no pré-operatório, uma vez que, os enfermeiros, elementos fundamenais da equipe de saúde, estão numa posição privilegiada face ao cliente de forma a fornecer apoio emocional, educação e orientação, a fim de ajudar a mitigar o impacto negativo resultante deste processo. A realização do percurso formativo que culminou no presente Relatório de Estágio teve como objetivos desenvolver competências de mestre e de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP), e aprofundar e consolidar conhecimentos no âmbito do impacto emocional que toda esta vivência pode originar na criança e respetiva família, para que possa prestar cuidados com a intencionalidade terapêutica de eliminar ou atenuar a emocionalidade negativa inerente, contribuindo para uma vivência positiva desta experiência. Assim, o objeto de estudo são as intervenções de enfermagem facilitadoras da gestão emocional da criança e família no pré-operatório, mobilizando a Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson e o Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica de Paula Diogo, onde prevalecem os cuidados holísticos, individualizados e humanizados, os cuidados centrados na família, os cuidados não traumáticos e a parceria de cuidados. Ao longo do percurso formativo foi utilizada uma metodologia de reflexão, crítica e descritiva sobre a prática, visando adquirir novos conhecimentos e desenvolver competências especializadas na prestação de cuidados à criança e família, de forma a analisar e dar resposta avançada a problemas de saúde, considerando a esfera da gestão emocional. Ao longo dos estágios foram desenvolvidas várias atividades nas quais se destacam a observação participativa nos cuidados e posterior reflexão e implementação de estratégias facilitadoras da gestão emocional da criança e família. A elaboração do presente Relatório de Estágio permitiu-me alcançar uma maior compreensão acerca das emoções inerentes ao processo cirúrgico e à hospitalização em pediatria e ressalta a importância do papel do EEESIP na integração da dimensão emocional no cuidado em enfermagem pediátrica.