Browsing by Author "Santos, Sandra Margarida Pires"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório final da prática de ensino supervisionadaPublication . Santos, Sandra Margarida Pires; Saldanha, AnaA escola portuguesa encontra-se em constante mudança e alberga uma grande diversidade de pessoas. Para conseguir dar resposta a esta diversidade e mudança as escolas e os professores têm de estar abertos a novas formas de ensinar. Para os professores nem sempre é fácil dar respostas adequadas pois a informação por vezes é escassa e os recursos reduzidos. A escola inclusiva traz maior responsabilidade, exige maior disponibilidade e acréscimo de trabalho. A Diferenciação Pedagógica vem ajudar professores e alunos a responderem a esta vaga de mudança e diversidade do tecido escolar. Esta diferenciação é feita em contexto de sala de aula de diversas formas. Os professores recorrem a formas diferentes de trabalho com os seus alunos mantendo sempre o respeito pela individualidade. Os materiais preparados ajudam os alunos a aprender, muitas vezes, de forma lúdica e divertida. A arrumação e organização da sala de aula é pensada de acordo com os alunos que ela alberga. Os professores centram-se no estimular aprendizagens aos seus alunos, mas que essas aprendizagens saiam da esfera pedagógica e que toquem também as competências sociais, a autonomia, a socialização e a comunicação. Os resultados encontrados mostram muitas das estratégias usadas pelos professores em contexto de sala de aula assim como as dificuldades que sentem na prossecução da Diferenciação Pedagógica.
