Browsing by Author "Santos, Raquel Sofia Delgado dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O uso do material material multibásico e das representações na compreensão do algoritmo usual da subtraçãoPublication . Santos, Raquel Sofia Delgado dos; Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-; Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-O presente Relatório Final foi elaborado com o objetivo de traduzir atividades formativas desenvolvidas no âmbito dos estágios supervisionados integrados no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, e está estruturado em três principais componentes: Introdução; Componente Investigativa; Componente Reflexiva. Na Introdução é possível observar o modo de funcionamento dos estágios realizados, bem como uma breve descrição das respetivas turmas. Referem-se ainda aspetos relativos à prática docente, nomeadamente ao processo de planificação de aulas. Na Componente Investigativa constam detalhes acerca de várias sessões que foram aplicadas no estágio do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 3.º ano. O principal objetivo deste estudo foi criar e implementar uma experiência de ensino usando as representações e o material multibásico (MAB) como artefactos, de modo a promover a compreensão dos alunos sobre os procedimentos matemáticos inerentes ao algoritmo usual da subtração (AUS) no 3.º ano do 1.º CEB. Deste modo traçou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design de investigação-ação. Os dados foram recolhidos através dos registos escritos, fotográficos e áudio dos alunos e de anotações da professora estagiária ao longo das sessões. A investigação aplicada evidencia que a representação ativa usando o MAB em conjunto com as representações visuais e simbólicas efetuadas pelos alunos ajudam efetivamente na compreensão dos procedimentos associados ao AUS, colmatando o uso de mnemónicas como auxílio na resolução desta operação. A Componente Reflexiva é constituída por duas reflexões finais: uma acerca estágio em 1.º CEB e outra relativa ao estágio no 2.º CEB.