Browsing by Author "Santos, Filipa Alexandra Veríssimo dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Interações sociais entre crianças no ato de brincarPublication . Santos, Filipa Alexandra Veríssimo dos; Correia, IsabelO presente documento, diz respeito ao relatório do projeto de investigação, cujo título é Interações sociais entre crianças no ato de brincar. Este relatório tem como finalidade principal, compreender as perspectivas das educadoras cooperantes, sobre o tipo de interações que as crianças desenvolvem durante as suas brincadeiras espontâneas e compreender de que forma incentivam a existência de mais interações entre as crianças. São também apresentadas perspectivas sobre o ato de brincar e sobre o espaço exterior, uma vez que cada vez mais, este é um espaço que promove interações, aprendizagens e brincadeiras diversificadas. É ainda abordado, o perfil de desempenho do Educador de Infância, bem como o seu papel durante os momentos de brincadeira das crianças. Neste sentido, encontra-se presente neste relatório perspectivas teóricas e os resultados obtidos, tendo por base as observações e as intervenções realizadas em dois contextos de estágio (creche e jardim de infância). Este projeto, caracteriza-se por uma investigação qualitativa que recorre ao paradigma interpretativo da investigação em educação. Assim, dá a conhecer os resultados de um estudo, que não deve ser generalizado. Como instrumentos para recolha de informação, utilizei a observação participante, as notas de campo e a entrevista (realizada apenas a uma educadora), bem como a consulta dos documentos pedagógicos de ambas as instituições. A análise da entrevista evidenciou a importância que a educadora cooperante atribui às brincadeiras livres por parte das crianças, que por sua vez são consequência das interações que as crianças acabam por desenvolver umas com as outras. Infiro ainda, a importância que a entrevistada dá ao espaço exterior, o que destaca a importância da organização dos espaços e dos materiais. Para terminar, realizo um balanço final sobre o estudo concretizado e sobre as intervenções realizadas que realizei com os grupos de crianças.