Browsing by Author "Santos, Carolina Gaspar"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Da teoria à prática: o estágio como processo de aprendizagem: relatório finalPublication . Santos, Carolina Gaspar; Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-O presente Relatório Final foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, no decorrer do ano letivo 2013/2014 sob a orientação da professora Doutora Vera do Vale. O Relatório tem por finalidade dar a conhecer e caracterizar a minha intervenção pedagógica, realizada numa instituição de Educação Pré-Escolar, assim como refletir sobre as aprendizagens que esta nos proporciona. O estágio, realizado em conjunto com outra colega, teve a duração de vinte semanas, distribuindo-se por três dias úteis (quarta-feira a sexta-feira), perfazendo trezentas horas. De modo a tornar a leitura deste trabalho mais percetível o mesmo encontra-se dividido em duas partes, sendo que a primeira está subdividida em dois capítulos. A primeira parte diz respeito à contextualização e itinerário formativo. No primeiro capítulo falo do enquadramento do processo de estágio, nomeadamente uma pequena introdução à Educação Pré-Escolar, a caracterização da instituição e a organização do ambiente educativo. No segundo capítulo descrevo e analiso, de forma crítico-reflexiva, o processo de estágio, nomeadamente a observação do contexto educativo, a integração progressiva do mesmo, o desenvolvimento de práticas pedagógicas e a implementação e desenvolvimento de um projeto pedagógico. A segunda parte deste Relatório diz respeito a um conjunto de experiências-chave em que as quatro primeiras estão relacionadas com a minha vivência no estágio, tendo um carácter essencialmente reflexivo e a quinta, e última experiência-chave, está relacionada com a investigação/estudo que nos foi proposto pelas docentes da Unidade Curricular Seminário Interdisciplinar que, de certo modo, foi importante para a realização da mesma. A investigação está relacionada com as conceções das crianças acerca do Jardim de Infância e esta é feita a partir de uma abordagem específica, a Abordagem de Mosaico. Por fim, são apresentadas as considerações finais do estágio vivenciado e das aprendizagens realizadas.